terça, 16 de abril de 2024
10/01/2013 | 17:26

Itamirim vira centro de treinamento oficial do tênis brasileiro

 

O Itamirim Clube de Campo (ICC) ganha cada vez mais destaque e importância no cenário nacional do tênis. Dono de uma estrutura invejável, com 15 quadras de saibro – três delas cobertas – e outras duas de piso duro, o clube de Itajaí também é referência em atletas, treinadores, preparadores físicos e demais profissionais envolvidos na prática do esporte. Para começar 2013 ainda melhor, o ICC foi confirmado como um dos quatro centros brasileiros da Rede Nacional de Treinamento em Tênis de Quadra, projeto implantado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para reforçar o desenvolvimento da modalidade em busca de bons resultados nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Os recursos virão do Ministério do Esporte, que aprovou o projeto da CBT após análise da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. O Itamirim será um dos quatro centros de treinamento nacionais do tênis, e haverá ainda espaços regionais e locais, totalizando 17 centros espalhados pelo país.

Patrício Arnold, um dos coordenadores técnicos da equipe de alto rendimento do ICC e também da CBT, fala da importância da aprovação deste projeto pioneiro para o tênis nacional. “Queremos, através da troca de experiência dos profissionais envolvidos, unificar a metodologia de trabalho nos vários centros. Vamos trabalhar a formação de tenistas a partir dos 13 anos de idade, coisa que não existia antes, e com certeza será mais fácil descobrir novos talentos”, destaca Arnold, que também é coordenador técnico nacional da rede de treinamento.

Pelo menos 50 tenistas de todo o país devem ser beneficiados com o projeto, que inicialmente tem dois anos de duração, mas é renovável por mais dois. Além de dar um salto de qualidade aos atletas mais promissores do Brasil, o trabalho integrado nos centros visa preparar bem os principais tenistas para as Olimpíadas de 2016.

O valor total do repasse do Governo Federal para o projeto da CBT é de R$ 14.901.723,36 e o Itamirim deve receber no primeiro ano cerca de R$ 550 mil. Os recursos em Itajaí serão investidos na construção de uma academia, em equipamentos, profissionais e melhorias nas quadras de tênis.

“É um fato histórico para nós do Itamirim ser um centro de treinamento nacional, com apoio do Governo Federal. Temos grandes talentos no clube, como o Tiago Fernandes e o Bruno Sant’anna, e torcemos para que um deles represente o Brasil nas próximas Olimpíadas”, fala Paulo Maes, diretor de Tênis do ICC.

Coordenadores em Itajaí

Além de contar com o coordenador técnico nacional da rede de treinamento, o Itamirim também tem o coordenador da preparação física. É Mark Caldeira, que já trabalhou com grandes atletas como Thomaz Bellucci, Bruno Soares, Thiago Alves e Maria Fernanda Alves. “Queremos botar em prática o que há de mais moderno em treinamento esportivo, dentro de uma linha de trabalho fundamentada, buscando desenvolver uma unidade nacional”, revela Caldeira, acreditando que, havendo sucesso, a iniciativa poderá transformar a cultura de políticas públicas para o esporte brasileiro.

O tênis está entre as 21 modalidades priorizadas pelo Governo Federal no plano Brasil Medalhas 2016. O objetivo é colocar o país entre os 10 primeiros colocados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS