sexta, 19 de abril de 2024
10/01/2013 | 10:32

Projeto Itajaí Mais Verde teve mais de 50 mil visitantes em 2012

 

O ano de 2012 foi marcado por muitas conquistas para o projeto Itajaí Mais Verde. Além das atividades de produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, ele desenvolve algumas tarefas como a recuperação de matas ciliares, arborização residencial, neutralização de CO² e educação ambiental, o Itajaí Mais Verde desenvolve também a gestão compartilhada com FAMAI do Parque Natural Municipal da Atalaia.

Existente há seis anos em Itajaí, o projeto é uma parceria da Fundação do Meio Ambiente (FAMAI) com a Associação de Moradores do Bairro Fazenda, por meio do Viveiro Fazenda Nativa.O atendimento visa trazer melhorias para o Parque da Atalaia e divulgação para os turistas do Brasil e do exterior.

Somente em 2012, a equipe do Itajaí mais verde atendeu 50 mil visitantes, que superou as expectativas em relação ao ano anterior.Setenta e sete escolas participaram do programa de Orientação e Prática Ambiental (OPA), através de palestras, vídeos, trilhas ecológicas, plantios e eventos educativos referentes à Semana da Água, Dia do Meio Ambiente, Dia da Árvore e do Lixo Eletrônico.A doação de mudas também ganhou destaque entre as atividades desenvolvidas. Mais de 38 mil mudas de árvores foram doadas à comunidade.

 A Campanha do Lixo Eletrônico mobilizou a cidade de Itajaí, tornando o Viveiro Fazenda Nativa o ponto de entrega permanente para esse tipo de resíduo. Além disso,  vale destacar o trabalho dos voluntários mirins,que  participam de atividades desenvolvidas pelo projeto Itajaí Mais Verde como: semeadura, repicagem, plantios, trilhas ecológicas, palestras entre outras.

Uma das últimas ações do ano de 2012 foi em 19 de dezembro, quando o Viveiro Fazenda Nativa promoveu um dia de lazer para as crianças com música, guloseimas e recreação. Cerca de 80 crianças participaram do evento.

De acordo com a Coordenadora do Projeto Itajaí Mais Verde, Lucimara Pimentel, além dos 11 funcionários contratados, a execução do programa também conta com apoio de voluntários. “As pessoas podem ajudar divulgando as ações do projeto, buscando mudas de árvores para plantar, separando resíduos como pilhas, baterias, eletroeletrônicos e óleo vegetal usado e entregando no Viveiro Fazenda Nativa para que seja dado o destino final adequado”.

Qualquer pessoa pode participar do serviço voluntário. Basta comparecer no local às segundas, quartas e sextas feiras, no período da tarde. O projeto é executado na Associação de Morados da Fazenda, que  fica localizada na Rua Osvaldo Bertemes, n º 144, no Bairro Fazenda.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS