quinta, 18 de abril de 2024
Geral
04/01/2013 | 16:46

Tenistas do Itamirim iniciam pré-temporada treinando forte para os torneios de 2013

 

Equipe de alto rendimento do clube de Itajaí tem grandes promessas do tênis brasileiro, como Bruno Sant’anna e Tiago Fernandes

 

O Itamirim Clube de Campo (ICC) é considerado uma referência no tênis nacional. Com 15 quadras de saibro, três delas cobertas, e outras duas de piso duro, o clube de Itajaí oferece ótima estrutura para a prática do esporte. É neste local que os tenistas da equipe de alto rendimento começaram esta semana a pré-temporada, com o objetivo de se preparar bem para as competições do calendário 2013. Nomes como Bruno Sant’anna e Tiago Fernandes, grandes promessas do tênis brasileiro, fazem parte do grupo treinado por alguns dos melhores profissionais do país.

Após as festas de fim de ano, o momento é de recuperar a forma física e técnica o mais rápido possível e fazer bonito nas competições. É com este pensamento que oito tenistas da equipe de alto rendimento do Itamirim iniciaram os trabalhos da pré-temporada na última quarta-feira (02). Os treinos fortes seguem até o início de fevereiro, quando a turma começa a viajar pelo mundo.

Patrício Arnold, um dos coordenadores técnicos da equipe do clube de Itajaí e também da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), diz que a pré-temporada é fundamental para um bom rendimento dos atletas durante o ano, que promete ser desgastante e de muitas competições. O coordenador está confiante nos tenistas da casa. “O Itamirim tem uma equipe muito forte. Todos nossos tenistas são comprometidos, vêm evoluindo e têm grande potencial de crescimento”, ressalta Arnold.

Neste momento, quem mais trabalha com eles é Mark Caldeira, preparador físico do alto rendimento do Itamirim e coordenador do Núcleo de Ciências Aplicadas ao Tênis da CBT. Ele explica como está sendo o trabalho. “Serão quatro semanas e meia de treinos. Primeiro, fazemos um trabalho de resistência, força e potência. No final, damos mais ênfase à atividade de quadra, com bola”, conta Caldeira.

Destaques nacionais

Seis dos oito atletas presentes na pré-temporada estão no início da carreira profissional. Entre eles destaque para Tiago Fernandes, primeiro tenista brasileiro a vencer um Grand Slam juvenil em simples e a liderar o ranking mundial juvenil. Após um 2012 conturbado, se recuperando de uma contusão no púbis, Fernandes quer voltar a conquistar vitórias e títulos. “Vim em setembro do ano passado para o Itamirim, ainda machucado, mas agora já me recuperei e estou realizando a pré-temporada normalmente. Espero ir bem nos torneios Future e Challenger e fechar o ano entre os 300 melhores do mundo”, destaca o tenista de 19 anos.

A mesma idade tem Bruno Sant’anna, outro destaque da equipe do Itamirim. O tenista tem pretensões ainda maiores para 2013. “Quero chegar no mês de setembro entre os 200 do mundo. Minha meta é conseguir jogar um classificatório de Grand Slam ainda este ano, quem sabe no US Open”, foca Sant’anna.

Somente em fevereiro, os dois tenistas deverão participar de quatro torneios Future, com premiação de 15 mil dólares – dois no México e dois nos Estados Unidos.

Juvenis começam primeiro

Dois tenistas juvenis do Itamirim também se preparam para a temporada. Leonardo Teles e Alexandre Abarici, ambos de 17 anos, terão o primeiro desafio no dia 14 de janeiro, na Copa Barranquilla, na Colômbia. A competição faz parte do Circuito Mundial Juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF).

“Quero jogar bem os primeiros torneios e alcançar bons resultados. Espero conseguir disputar um Grand Slam juvenil este ano”, diz Teles, ao lado do colega de equipe. “Vamos enfrentar adversários fortes, do mundo todo, mas estamos nos preparando bem para os torneios”, completa Abarici.

A equipe de competição do Itamirim tem o apoio de Taroii Investimentos e Participações, Clindex Academia, Unimed, CBT/Correios, Dicave e Promenac/Camvel.

 

Tenistas do Itamirim em pré-temporada

 

Profissionais

Bruno Sant’anna

Tiago Fernandes

Eduardo Dischinger

Bernardo Casares

Nicolas Cavalheiro

Yanais Laurent

 

Juvenis

Alexandre Abarici

Leonardo Teles



Fonte: Foto: Marcelo Roggia

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS