quinta, 18 de abril de 2024
Geral
20/12/2012 | 15:54

O mundo vai acabar amanhã?

 

Muito tem se falado nos últimos meses sobre a possibilidade de o mundo acabar em 21 de dezembro de 2012. Nas ruas e na internet, pessoas discutem se o fato pode mesmo acontecer. O boato tomou força depois que o filme “2012”, dirigido por Roland Emmerich (especialista em filmes apocalípticos), estreou nos cinemas em 2011. O que se sabe é que religião e ciência concordam em uma coisa: o mundo não vai acabar agora.

No filme “2012”, o pesquisador Adrian Helmsley descobre que o centro da Terra está superaquecendo. Ele percebe que desastres naturais como tsunamis, terremotos e mudanças climáticas se intensificaram e tenta alertar o presidente dos EUA. Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis tropeça na mesma informação e descobre, através das informações de um blogueiro que, de acordo com o calendário da civilização maia, em 21 de dezembro de 2012 ocorreria um alinhamento dos planetas, do sol com o centro da Via Láctea e uma inversão dos polos magnéticos do campo terrestre, levando assim ao fim da Terra.

 

Tema chamou atenção do mundo

Em Itajaí, a estudante Maria Eduarda Rodrigues, 18 anos, não acredita no fim do mundo. “Não acho que essas coisas acontecem de um dia para o outro. E com a tecnologia que tem hoje é mais fácil de prever esse tipo de acontecimento”, opina.

Para a auxiliar administrativa, Franciane Albuquerque, 23 anos, o fim do mundo é coisa de desocupados. “Isso é coisa de quem não tem o que fazer e fica acreditando em bobagem. Não acredito nessas coisas”, garante.

O contabilista Márcio Piolla, 56 anos, pensa que é uma questão de opinião. “Tem gente que é supersticiosa e acredita nessas coisas. Talvez possa até acontecer, mas quem somos nós para dizer se é possível ou não? A natureza é mais forte do que tudo”, filosofa.

 

Esclarecendo dúvidas

A Nasa abriu uma página de resposta às várias teorias que se popularizaram sobre o fim do mundo em dezembro de 2012. No endereço Pergunte ao Astrologista (http://astrobiology2.arc.nasa.gov/ask-an-astrobiologist/), o cientista do Laboratório de Propulsão de Jatos, Don Yeomans, afirma que o que está indicado no calendário maia é o fim de um ciclo e o início de outro, e não o apocalipse. “Assim como o calendário na parede de sua cozinha não deixa de existir depois de 31 de dezembro, o calendário maia não deixa de existir em 21 de dezembro de 2012. Essa data é o fim do longo período de contagem dos anos e então, assim como o seu calendário começa em 1 de janeiro, outro longo período começará no calendário maia”, explica.

O Vaticano anunciou nessa semana que, por enquanto, o fim do mundo não chegará. Segundo declaração do diretor da Specola Vaticana (Observatório Astronômico), José Funes, as pessoas não devem se preocupar com “profecias” como a dos maias. “Não vale a pena discutir a base científica dessas afirmações, obviamente falsas”, disse Funes.

Conforme a agência de notícias internacionais EFE, líderes maias também resolveram explicar a "confusão" na próxima mudança de ciclo no calendário pré-colombiano. Eles afirmaram que a "confusão foi provocada por alguns meios de imprensa e por algumas pessoas que não souberam explicar ao certo sobre o que é realmente a visão de mundo dos maias", ou seja, que um ciclo está chegando ao fim.

 

Enquete: O que você faria se tivesse apenas um dia antes do mundo acabar?

 

Pediria perdão para as pessoas que eu talvez tivesse magoado e iria me reaproximar de pessoas de quem tenha me afastado – Maria Dejalma, 73 anos, aposentada.

 

Passaria o dia com a minha família. Prepararia alguma comida que eles gostam, faria algo comum, eu acho – Elisete Grumiche, 48 anos, Auxiliar de Serviços Gerais.

 

Iria gastar tudo o que pudesse. Compraria o carro dos sonhos, a casa dos sonhos, faria uma festa. Não iria precisar pagar depois, então teria que aproveitar bastante – Jonas Augusto da Rosa, 21, estudante.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS