sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/12/2012 | 15:41

Comitivas de São Francisco do Sul e Itajaí reivindicam melhorias para a Educação

 

O deputado Volnei Morastoni liderou as comitivas de São Francisco do Sul e Itajaí em audiência com o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, nesta quarta-feira (12/12). Em pauta a manutenção do ensino médio no período noturno na E.B.B Profª Claurenice Vieira Caldeira e a necessidade de reformas e segurança na EEB Ary Mascarenhas Passos.

Acompanhados pelo vice-prefeito de São Francisco do Sul, Marcos Scarpato, pais e professores relataram que a escola Claurenice Vieira Caldeira, localizada na comunidade de Rocio Grande, recebe alunos da praia do Ervino, distante 21 quilometros da unidade escolar, além dos bairros Miranda, Gamboa, Ribeira e Morro Grande. O encerramento das atividades do ensino médio noturno prejudicariam pelo menos 90 alunos.

Além de exigir o número mínimo de 120 alunos para manter as atividades noturnas, a Gerência Regional de Educação da SDR de Joinville exige que todos apresentem comprovante de trabalho, mas as regras não se aplicam as demais escolas do município. Informado da situação, o Ministério Público, através da promotora Luciana Schaefer Filomeno, lamentou a decisão: “ao obstaculizar a oferta de ensino noturno aos adolescentes neste município a GERED age de forma contrária aos interesses dos adolescentes desta comarca”.

O chefe de gabinete, Mauro Tesseli, disse que a decisão é motivada pela falta de demanda informada pela GERED. “Faltam recursos para atender todas as demandas. Vamos pedir um novo estudo para confirmar a necessidade”, argumentou.

Já na Escola Estadual Básica Ary Mascarenhas Passos, no bairro São Vicente, em Itajaí, o problema é a precariedade das instalações e a falta de segurança. O diretor da escola, Júlio César Corrêa, acompanhado de um grupo de pais e APP apresentaram a necessidade de vigias no período noturno, quando a unidade fecha suas portas até o início das aulas no dia seguinte.

As 12 salas de aula estão sem fechaduras nas portas. Dois cômodos sem portas. Há passagem de um corredor para outro sem telhado, deixando os alunos desprotegidos na chuva. Goteiras em várias partes do prédio. Salas de aula com ar condicionado, mas não há estrutura na rede de energia para ligar os equipamentos. Pisos irregulares. Quadra descoberta.

Segundo Júlio, a escola já foi alvo de vandalismo. Muitos pais começaram a levar seus filhos para outras unidades do município. Em 2011, vândalos picharam paredes, danificaram aparelhos eletrônicos, destruídos móveis e arrombaram um depósito. Neste ano, a direção e a Associação de Pais e Professores começaram um trabalho de valorização da escola. O ambiente que foi o principal alvo de vândalos, hoje abriga a sala de videoaula. Fizeram uma força tarefa para pintar a sala, instalaram uma televisão, um vídeo, um data show e cadeiras almofadadas. Hoje é uma sala modelo, comentou Júlio. Além da manutenção do prédio e da mudança de horário dos vigias, outra revindicação é a construção de uma quadra coberta.

O Secretário da Educação, Eduardo Deschamps, informou que a Escola está na lista de prioridades. “Estamos pleiteando recursos para a construção da quadra coberta junto ao Ministério da Educação. Já as reformas serão encaminhadas via BNDES. A escola está dentro do planejamento da Secretaria para reformas, mas dependemos da alocação de recursos”, informou.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS