sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/12/2012 | 08:36

Professora da Univali lança livro sobre ensino para surdos em Itajaí

 

Itajaí / Baln. Camboriú -Ensinar pessoas que não escutam é o desafio do qual trata à educadora Veridiane Pinto Ribeiro, professora nos cursos de Licenciatura da Univali, no livro “Ensino de língua portuguesa para surdos: percepções de professores sobre adaptação curricular em escolas inclusivas”, que será lançado pela editora Prismas e Appris, neste sábado, dia 15 de dezembro, na Associação de Surdos de Balneário Camboriú (Asbac).

A obra, que é resultado de uma pesquisa de conclusão do Mestrado em Educação da Univali, faz um levantamento do ensino de português para turmas do 6º ao 9º, nas escolas inclusivas, estaduais e municipais, de Itajaí.

“A educação para surdos em Itajaí está passando por uma adaptação. São muitas as tentativas, mas ainda há muitas incertezas”, relata a autora. Para Veridiane, os professores que ensinam para turmas mistas, com ouvintes e não ouvintes, ainda carecem de auxílio e orientações nas suas práticas diárias.

O livro, que pode ser adquirido pelo valor de R$ 42,00, no site da editora, é dividido em duas partes. Na primeira investiga a educação bilíngue, traça um perfil do professor e detalha o papel das escolas inclusivas.

Na segunda, faz a relação das estratégias e práticas usadas pelos professores em sala de aula com as diretrizes dos documentos oficiais, com o objetivo é caracterizar a percepção dos professores sobre adaptação curricular.

Lançamento

O lançamento da obra ocorrerá durante a noite cultural surda da Associação de Surdos de Balneário Camboriú (Asbac). Na ocasião, os integrantes da entidade farão exposição de artes plásticas, apresentação de teatro e interpretação de músicas em Libra. O evento terá início às 18h, dia 15, na Asbac, situada na rua Itália, em Balneário Camboriú. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS