sexta, 29 de março de 2024
Geral
08/12/2012 | 19:23

Itajaí sedia a edição 2013 da regata Transat Jaques Vabre

 

O anúncio oficial foi feito no sábado, 08, ao prefeito Jandir Bellini, na cidade francesa de Havre. Na sua 20ª edição a regata volta ao Brasil após duas edições na Costa Rica. A Transat Jacques Vabre é realizada a cada dois anos.

 

No dia 03 de novembro de 2013, após nove dias de ampla programação festiva ao redor da bacia Paul Vatine, no Havre, as duplas em competição na Transat Jacques Vabre soltarão as amarras rumo a um novo destino: Itajaí, em Santa Catarina. A competição engloba um percurso de 5.395 milhas náuticas – em linha reta – e a estimativa é de que cerca de 45 embarcações [dez com 60 pés de comprimento, cinco com 50 pés e 30 com 40 pés] participem da disputa, cujo percurso deve levar mais de 20 dias.

O prefeito Jandir Bellini comemora inclusão de Itajaí na Transat Jaques Vabre, uma regata unindo o município à cidade francesa de Havre, o que consolida a retomada da atividade náutica em Itajaí, que no passado teve grande destaque. “Para nós é uma grande honra sermos a parada dessa importante disputa que chega ao seu 20º ano, o que contribui significativamente para consolidar a vocação náutica de nossa cidade”, afirmou Bellini ao ser comunicado da escolha de Itajaí para a regata.

O prefeito destacou que o município não poupará esforços para oferecer o melhor para os velejadores da Jaques Vabre e, com certeza, a comunidade de Itajaí e região os receberão de braços abertos. Na edição itajaiense da Transat o local de realização será a Vila da Regata, onde ocorreu a etapa brasileira da Volvo Ocean Race em 2012, o Centreventos Itajaí e também parte da área do Saco da Fazenda, local que abrigará o Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí.

 

Disputa– Bellini disse que as disputas para Itajaí sediar a edição 2013 da Transat Jaques Vabre foram acirradas. “Disputaram conosco esta edição as cidades de Cartagena, na Colombia; Salvador, no Brasil; e Puerto Limon, na Costa Rica. É uma tradição, há 20 anos, a regata levar navegadores a portos sul-americanos”, destacou Bellini.

“A edição 2103 da Transat quer ser dinâmica e inovadora. Após o anúncio da nova direção esportiva, hoje temos um novo destino, Itajaí no Brasil, que confirma nossa vontade de abertura para os 20 anos do evento”, acrescentou Jacques Rosio, presidente da associação Transat Jacques Vabre. Ele diz que a quando a Transat Jacques Vabre foi criada, em 1993, não se imaginava a dimensão que o evento fosse ganhar.

“Duas décadas depois, a regata está inscrita como uma grande corrida em alto-mar e se beneficia de uma posição de destaque no cenário náutico global. Nos sentimos orgulhosos da nova orientação escolhida pela Transat e desejamos que esta edição confirme mais uma vez que a regata não é somente uma corrida esportiva, mas também um evento pleno”, complementou Rosio.

 

Know-how– A cidade do Havre organiza a partida da Transat Jacques Vabre há 20 anos, “Trata-se de um evento indescritível para nossa cidade, que há muitos anos pode se orgulhar do título de cidade náutica. Os habitantes do Havre e o público em torno da regata são cada vez numerosos e demonstram cada vez mais o seu apego pela Transat”, afirma o prefeito do Havre e deputado de Seine-Maritime, Edouard Philippe.

Ele garante que em 2013 a cidade francesa não medirá esforços para que os 20 anos da Transat sejam inesquecíveis. Posição adotada também por Bellini, que disse que Itajaí vai aplicar na Transat toda a expertise adquirida na realização do Stopover Itajaí da Volvo Ocean Race, que foi considerada uma das melhores paradas da regata internacional.

 

Saiba mais

·Partida do Havre no domingo, 03 de novembro de 2013, com destino a Itajai.

·20 anos de realização e 11ª edição em 2013;

·Quatro classes na linha de partida: Mod70, Imoca60, Class40, Classe Multi 50;

·Quatro corridas, quatro percursos;

·Desde 2007, a Transat Jacques Vabre é um evento eco-responsável. As emissões de CO2 são compensadas por operações de reflorestamento nas florestas tropicais.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS