sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/12/2012 | 15:41

Casa da Cultura Dide Brandão reabre nesta terça-feira

 

Gerenciada pela Fundação Cultural de Itajaí e fechada para obras de restauro, a Casa da Cultura Dide Brandão será reaberta nesta terça-feira (04), às 20h, iniciando um total de 17 dias de programação artístico-cultural. A Casa da Cultura Dide Brandão volta a abrir as portas à comunidade na data em que o prédio histórico completa 99 anos, com espetáculo musical de Alegre Corrêa Quarteto, duas exposições, peça teatral e lançamento de livro. A programação de reabertura segue até o dia 21 de dezembro, com dança, música, teatro, documentários, monitorias e muito mais. As atividades são inteiramente gratuitas e contemplam artistas locais.

O restauro da Casa da Cultura Dide Brandão recebeu investimentos públicos de aproximadamente de R$ 1,7 milhão. “É muito gratificante para a nossa equipe estar entregando aos artistas e comunidade em geral a Casa da Cultura completamente restaurada. Sabemos que a espera foi angustiante. Mas agora só temos que comemorar. A Casa será reaberta, com uma programação intensa e gratuita”, ressalta José Amadio Russi, Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí (FCI). Enquanto o prédio esteve fechado, os cursos da Casa da Cultural aconteceram normalmente em outra instalação, no Bairro Fazenda.

O prédio da Casa da Cultura Dide Brandão, tombado pelo Patrimônio Histórico de Santa Catarina e de Itajaí, completará cem anos de inauguração em 2013, tendo servido como sede do Grupo Escolar Victor Meirelles até 1981. Após esta data, o prédio foi batizado em homenagem ao artista plástico José Bonifácio Brandão, o Dide Brandão, como era conhecido em Itajaí, que em 1976 morreu em um acidente automobilístico.

O prédio, desde a instalação da Casa da Cultura Dide Brandão, sofreu duas obras de reforma. A primeira, em 1982 e a segunda em 1999. Mas obra verdadeiramente de restauração na qual o prédio se encontra, é a primeira em quase 99 anos. Em 2009, a Casa da Cultural foi fechada para que o restauro pudesse começar.

Confira a programação de abertura da Casa da Cultura Dide Brandão:

Dia 04 – Terça-feira
Solenidade de Reabertura com Espetáculo Musical “Elemento Ar”
Do músico Alegre Corrêa Quarteto
Horário: 20h
Local: Pátio interno
Sinopse: Além do show, a cerimônia terá a presença do acordeonista Rafael Petry, que executará os Hinos Nacional e Municipal. Haverá ainda o Lançamento do Catálogo do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí. O show “Elemento Ar”, reúne grandes músicos que, além de qualidade técnica possuem a música por natureza. Alegre Corrêa estará acompanhado de Uilian Pimenta nos teclados, Pedro Figueiredo nos sopros e Guinha Ramirez no Violão, já Alegre alterna entre bateria, percussão e guitarras nesse espetáculo de muita diversidade musical.

Abertura da Mostra Coletiva “A Casa”
Da Associação dos Artistas Plásticos de Itajaí (AAPI)
Artistas: Ademar Will, Alberto Ducati, Altair A. Westphal, Corina Flores dos Santos, Elizabeth Paese do Amaral, Ewa J. Weber, Fernando Pauler, Franci Floriani, Hilário Fred Voigt, Jackson Luiz S. dos Santos, Juan Carlos Uriost, Lilian F. Martins, Lígia M. Spernau, Lindinalva Deola, Maria Regina Giacomini, Odécio José Adriano, Silvana Annes Bellincanta, Sonia Maria Perez e Solange Lúcia Ribeiro
Horário: 20h
Local: Galeria da Casa da Cultura Dide Brandão
Sinopse: “A Casa” é uma homenagem da AAPI à Casa da Cultura Dide Brandão para a reabertura. Alguns visitaram a Casa em plena restauração, colhendo dados e acompanhando a envergadura do empreendimento. Logo iniciaram os trabalhos, colocando em prática a sua imaginação – cada um aplicou sua técnica e habilidade. A mostra compreende 19 obras.

Abertura da Mostra “Casa da Cultura Dide Brandão”
Organização: Silvana Pitz (arquiteta) e Ane Fernandes (Diretora da Casa)
Horário: 20h
Local: Galeria da Casa da Cultura Dide Brandão
Sinopse: Composta por painéis e textos, a mostra apresenta ao público todo o processo de restauro da Casa da Cultura Dide Brandão. Serão expostos a história, o projeto de restauro e andamento da obra até a entrega do prédio que foi totalmente restaurado. Objetos encontrados neste processo também estão expostos para ilustrar a exposição.
Lançamento do Livro “A lenda do Monte Tayó”
Do jornalista Magru Floriano
Horário: 20h
Local: Sala de Leitura Bento Nascimento
Sinopse: O livro aborda o significado da palavra Itajaí. A obra reúne todas as teses a respeito do tema e ainda apresenta novas teses com levantamento de dados históricos mais recentes. Uma polêmica interessante para quem gosta de Itajaí.

Espetáculo teatral “Rounin”
Do Coletivo Terceira Margem (Itajaí-SC)
Local: Em frente à Casa da Cultura Dide Brandão
Horário: 21h
Sinopse: O espetáculo narra a história de um artista de rua, estátua-viva vestido de samurai, que vê monstros nas paredes das ruas e corajosamente tenta dizimá-los. A luta deste Rounin, anti-herói que transita num universo quixotesco, se passa entre os limites da realidade e loucura, decorrente de sua incapacidade de adaptar-se ou de ser aceito numa sociedade convencional. Rounin é um homem comum, destituído de virtudes em busca de um ato heróico. O espetáculo faz uso de elementos multimídia operados via computador e projetados em ambientes urbanos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS