quinta, 28 de março de 2024
Geral
Escoteiros são orientados durante aula educativa
27/11/2012 | 16:14

Projeto de educação ambiental orienta sobre a rede de esgoto

 

O Semasa está implantando a primeira etapa do sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário em Itajaí, obras que estão em sua fase final. E para orientar e capacitar os moradores que já foram contemplados com essa estrutura, está executando o Projeto Educacional – Educando para a Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os bairros que estão com as obras em andamento recebem neste mês de novembro apresentações teatrais com os personagens Rudi e Willy para ilustrar a importância de se preservar o meio ambiente.

Nesta fase do projeto serão cerca de 30 apresentações até o dia 7 de dezembro, nos períodos matutino e vespertino das escolas que se inscreveram para participar. As apresentações ocorrem nas escolas públicas e particulares e em entidades sociais dos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Nossa Senhora das Graças, Dom Bosco, Centro e Vila Operária.

Os mais de 2500 alunos e cerca de 300 pessoas da comunidade alcançados pelo projeto terão a oportunidade de aprender sobre as questões que envolvem o saneamento básico, em especial as obras de esgoto da cidade de Itajaí. O projeto proporciona amplo material de divulgação com cartilhas (nas versões infantil e adulto), adesivos, folder, jogos lúdicos e vídeos educativos. “Nosso principal objetivo é levar esta informação em uma linguagem acessível a toda a comunidade, incluindo as crianças que serão agentes multiplicadores”, comenta o diretor geral do Semasa, engº Flávio Faria.

O Projeto Educando para a Cidadania é a contrapartida social da primeira etapa das obras do sistema de esgotamento sanitário, com o principal objetivo de despertar a população para a necessidade de preservação dos recursos hídricos, a partir do uso consciente da água e destino correto do esgoto.  As atividades buscam, sobretudo, reafirmar a necessidade da participação individual e coletiva para a gestão do meio ambiente e para a manutenção e mudanças de comportamento necessárias para a melhoria da qualidade de vida no município de Itajaí.

A previsão é que o conjunto das obras, incluindo a rede coletora, as elevatórias e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) esteja operando em 2013. Na primeira etapa, aproximadamente 100 km de ruas e avenidas serão beneficiadas com a obra.  


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS