sexta, 29 de março de 2024
Geral
14/11/2012 | 16:25

13º Salário: Como lidar com ele?

 

Enfim, o final do ano está chegando, e com ele o 13º salário muito esperado e merecido pelo trabalhador, que se utilizar bem dele, poderá ter uma bela oportunidade para por a sua vida em dia, e caminhar para sua independência financeira.

 

Mas antes disso, como se organizar financeiramente para não terminar o ano com as contas no vermelho? O melhor cenário possível é o de manter as contas em dia durante todo o ano, para que dessa forma, quando chegar o final de ano, onde entra o 13º salário, esse seja utilizado para investimentos que possam lhe gerar uma renda no futuro. Não se pode esquecer que o 13º salário não é uma receita recorrente mensalmente, motivo pelo qual, deve ser utilizado de forma controlada.

 

Para aqueles que estão endividados, o 13º pode ajudar a quitar integralmente ou parcialmente as dívidas. Importante que seja priorizado pelo trabalhador o pagamento daquela dívida mais cara, ou seja, aquela que ele esteja pagando o maiores juros, principalmente, no que diz respeito a empréstimos bancários, cheque especial, cartão de crédito. Portanto, utilizar o 13º salário para pagar antigas dívidas significa se livrar de altos juros e começar o próximo ano bem, com as contas pagas.

 

Em relação às compras e “promoções arrasadoras” neste fim de ano, muitas coisas das quais nós queremos, parando para pensar, não as precisamos. Por isso, é necessário pensar bem antes de comprar tudo. Às vezes, gastamos mais do que necessitamos para impressionar quem não gostamos.

 

Outra alternativa é investir em educação para os filhos por exemplo, utilizando o 13º salário no pagamento da matrícula escolar ou na compra dos materiais escolares necessários para o próximo ano. Investir em educação é sempre um ótimo negócio.

 

No entanto, o grande risco do 13º salário é justamente o trabalhador se endividar para o ano seguinte. Ele deve estar atento para não utilizar do mesmo como forma de alavancagem financeira, fazendo com que caia em novas dívidas, começando, portanto, o próximo ano ainda mais endividado.

 

Na verdade, é preciso saber o quanto se ganha e o quanto se pode gastar. A primeira conta sempre deve ser maior que a segunda, caso contrário, no futuro, você pode vir a ter sérios problemas. Quem consegue entender isso no longo prazo, certamente, nessa época do ano se vê muito confortável, utilizando do 13º salário como um bônus financeiro, seja para utilizá-lo em uma viagem agradável com a família toda, ou para engordar ainda mais aquela tão importante previdência privada que será usufruída no futuro e que trará segurança financeira à família.

 

 

Luís Carlos Pauli

Agente Autônomo de Investimento - Profissional autorizado pela CVM/ANCORD e BM&FBovespa – Especialista em Mercado de Capitais e Fundos de Investimentos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS