sexta, 29 de março de 2024
Geral
05/11/2012 | 14:54

Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race disputa mais um prêmio internacional

 O período de 4 a 22 de abril definitivamente entrou para a história de Itajaí. A cidade catarinense organizou com excelência a parada nacional da Volvo Ocean Race e se tornou uma forte candidata a receber a Volta ao Mundo mais uma vez, na edição 2014/2015. A comunidade esportiva internacional reconheceu o trabalho na Stopover da América do Sul e indicou o projeto brasileiro a um novo prêmio. Depois de ser eleita a melhor parada sustentável do evento, Itajaí está concorrendo na área de meio ambiente e sustentabilidade no badalado Sports Event Managment Conference, chamado ISEM Awards.

Além desta nominação, a Volvo Ocean Race 2011/2012 concorre em mais duas categorias : melhor uso de tecnologia e melhor organização de evento. A cerimônia que definirá os ganhadores será nesta quarta-feira (7/11), em Londres, na Inglaterra. "É mais um reconhecimento ao trabalho de toda uma comunidade de Itajaí e região que acreditou no projeto ambiental desenvolvido no município, além de acolher de maneira calorosa os melhores velejadores do mundo. A nossa responsabilidade aumentará na próxima edição. Se a cidade organizar o evento, nosso objetivo é melhorar ainda mais nossas ações", reforçou Amílcar Gazaniga, presidente do Comitê Organizador da parada brasileira.

Itajaí foi premiada também em Galway, na Irlanda, durante o tradicional Prize Giving, que encerrou a Volvo Ocean Race. A cidade catarinense recebeu o troféu de melhor programa de sustentabilidade "Certificado Volvo de Conscientização Ambiental" da edição 2011/2012.

Parada de Itajaí: resultado surpreendente - O CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, chegou a dizer que a Parada foi um exemplo e surpreendeu a todos. "Itajaí deu um exemplo de como realizar um evento com ótima infraestrutura e organização. É certamente a melhor parada da Volvo Ocean Race desde que comecei a participar da regata, há 20 anos", garantiu.

Um dos exemplos da preocupação com o meio ambiente foi a limpeza dos rios e das praias, que mobilizou mais de 600 pessoas e retirou oito toneladas de resíduos. As ações do Plano de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race começaram antes mesmo de a regata chegar a Itajaí. No dia 24 de março de 2012, em uma das maiores mobilizações da história: cerca de 450 pessoas retiraram 6,5 toneladas de lixo das margens e do fundo do Rio Itajaí açu. Já na ação "Keep the Oceans Clean" (Mantenha os Oceanos Limpos), cerca de 200 voluntários conseguiram retirar aproximadamente 1,5 tonelada de resíduos das praias da região.

"A equipe da Volvo Ocean Race ficou impressionada com o plano de sustentabilidade do Stopover em Itajaí e com a forma como a população abraçou o projeto e as ações de mobilização. Já o resultado da ação Juntos Pelo Rio Itajaí, com a limpeza do rio, deixou a equipe emocionada", contou a coordenadora do projeto Keep The Oceans Clean, Jacqui Smith.

Outro número que impressionou é o do Centro de Reciclagem da Vila da Regata. Foram encaminhados e separados para a triagem mais de dez toneladas de resíduos recicláveis, entre eles plástico, vidro, ferro, papel, papelão e alumínio.

O projeto Itajaí Stopover Sustentável, destaque da edição 2011/2012 da Volvo Ocean Race, foi desenvolvido em conjunto pelo Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Sonho continua - Itajaí continua na disputa para sediar as edições 2014/2015 e 2017/2018 da Volvo Ocean Race. O processo de escolha está na fase final. A expectativa para a decisão, que será em 2013, é grande. "O sucesso da Parada de Itajaí, aliado à excelente aprovação pela organização da regata, alimentam grandes expectativas", informou o secretário Executivo do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, João Luiz Demantova.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS