quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Ricardo Ruas/Oficina das palavras
05/11/2012 | 08:59

Costa Verde & Mar estreia roteiros de ecoturismo e turismo de aventura

 

PENHA (SC) – As paisagens que aliam litoral e campo, com todas as nuances de beleza que são exclusivas da Costa Verde & Mar, agora ganham novo incentivo para serem visitadas. O Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (Citmar) formatou roteiros de ecoturismo e turismo de aventura por meio de um termo de cooperação com o Instituto Alouatta. Foram meses de trabalho até a identificação da atividade adequada para cada um dos municípios integrantes. Nessa quinta-feira (1/11), a Família Müller - trio de aventureiros paulistanos que viaja o Brasil em busca de novidades turísticas – validou os novos roteiros.

Eles participaram de um evento com autoridades, profissionais do turismo e imprensa depois de conhecerem cada um dos locais que agora serão explorados turisticamente com esse novo conceito. Segundo o responsável pelo Instituito Alouatta, Paulo Cadallóra, os roteiros são diversificados e constituídos para as famílias. “São baseados na sustentabilidade, com foco na segurança em todas as atividades”, sustenta. 

O presidente do colegiado de secretários de Turismo, Cláudio de Souza, explica que foi feito um forte trabalho de capacitação para que as pessoas e empresas que atuam com o turismo nas cidades da Costa Verde & Mar tenham condições de dar informações e divulguem também esse novo foco do ecoturismo e turismo de aventura aos visitantes. “Com esses novos roteiros, será possível dar o suporte necessário ao turista, que cada vez mais busca a Costa Verde & Mar como alternativa diferenciada em Santa Catarina. A região que é fortemente conhecida em determinados períodos do ano, também terá opções que ajudarão a combater a sazonalidade turística”.

            Presidente da Santur, Valdir Walendowsky participou do evento de estreia das novidades da Costa Verde & Mar, e relembrou que Santa Catarina tem um plano de Marketing cuja meta é se tornar o principal destino ativo do Brasil até 2020. “Estou muito feliz com esse trabalho de descentralização do turismo, com ações desenvolvidas em parceria dos governos municipais com a iniciativa privada. Não dá para esperar somente pelo Estado. Unir forças é o grande caminho para que as regiões tornem-se independentes e consigam ter mais retorno do turismo”, aponta.

 

Pingue-pongue com os integrantes da Família Müller

O pai Ronny, a esposa Luciana e o filho Matheus são os integrantes dessa família que entende dessa mistura importante que é o turismo com a aventura. Autores de livros, eles também são colunistas de revistas e sites, têm quadros em programas de TV e são pioneiros no segmento de aventura em família no Brasil. Já são mais de 12 anos viajando pelo país e pelo mundo em busca de qualidade de vida, cultura e adrenalina.

 

Como vocês avaliam o potencial desses novos roteiros turísticos?

Luciana – Já tínhamos vindo várias vezes e não tínhamos conhecimento desse potencial. Os roteiros programados são muito focados no turismo de aventura, não para o aventureiro, aquele que tem como meta os esportes radicais. São todas atividades fáceis, pensadas para o lazer das famílias. Participamos de todas, sem preocupação, porque o item segurança também foi bem planejado. O potencial é muito grande e deve surtir muito resultado para os períodos em que não dá praia. O turista que vier terá muito contato com a natureza.

 

Ronny – O mercado de ecoturismo é um dos que mais cresce no Brasil. Esse tipo de turista quer viver novas experiências, querem viver outra realidade. Eles gostam de conhecer novos restaurantes, curtem o artesanato e a história local. Incentivam a economia regional, dessa forma. Os roteiros previstos aqui estão muito bons, para pessoas de todas as idades.

 

De todas as atrações, qual a que mais te atraiu?

Matheus – Eu gostei de tudo, porque tudo está muito propício. Eu, meu pai e minha mãe conseguimos participar de todas as atividades sem problemas, mas o que mais me chamou a atenção foi a escalada no Morro do Morcego porque era algo que eu nunca tinha feito e ainda pudemos disputar quem conseguiria chegar ao topo. Tudo é muito seguro, muito planejado, ficamos todos impressionados. Queremos retornar em breve.

 

Como foi tua estreia como turista de aventura?

Matheus – Minha primeira viagem com a família foi aos seis meses. A primeira montanha que subi tinha três anos. Essa possibilidade de viajar com os pais é muito interessante. Meus amigos até pedem para ser adotados pelos meus pais. A gente é muito unido e viaja sempre que tem feriadão ou nas férias de julho e dezembro/janeiro.

 

As novidades turísticas da Costa Verde & Mar

Bombinhas - mergulho

Porto Belo – stand up e trilha na Ilha de Porto Belo

Itapema – mirante, trilha da Praia Grossa e tirolesa

Camboriú - trilha da Cachoeira Seca, tirolesa e passeio a cavalo

Ilhota – Cascading na Cachoeira do Baú

Luis Alves – visita a alambique

Balneário Piçarras – passeio a cavalo, pedalinho e trilha

Itajaí – visita no Parque Atalaia, escalada no Morro do Morcego, trilha do Farol e surfe noturno

Navegantes - saída de bike na orla até o Farol da Barra

Penha - Trilha da Ponta da Vigia com rapel. Passeio de barco.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS