sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/10/2012 | 08:11

Começa última etapa das obras de restauro do Mercado Público de Itajaí

Nesta quarta-feira (31), começa a segunda e última etapa das obras de restauro do prédio histórico do Centro de Cultura Popular - Mercado Público de Itajaí. O contrato e a Ordem de Serviço foram assinados na tarde desta terça-feira (30), portanto, o prazo da empresa já está correndo. Orçada em R$ 189.298,19 (cento e oitenta e nove mil, duzentos e noventa e oito reais e dezenove centavos), esta fase dos trabalhos contempla a colocação do forro da cobertura, execução dos sistemas hidráulico e hidrossanitário, restauro do chafariz e das esquadrias (madeira das portas/ janelas) e o piso.

Conforme prevê o contrato assinado entre a Prefeitura Municipal e a Secon Construções Ltda (Itajaí/ SC), empresa contratada por meio de processo licitatório, o prazo para a conclusão das obras é de 60 dias. “A expectativa é que o Mercado seja reaberto em dezembro, já com os novos sete permissionários no local, para assim atendermos aos milhares de turistas com a temporada de transatlânticos”, destaca José Amadio Russi, Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí (FCI).

Conforme a arquiteta da FCI, Silvana Pitz, responsável por acompanhar e fiscalizar a obra, os serviços desta última fase não apresentam grau de complexidade, devendo o prazo (estabelecido em contrato) ser cumprido sem dificuldade. “Os serviços mais demorados em que irá demandar mais tempo e cautela é o restauro da obra de Luigi Collares, posicionada ao centro do pátio interno e o restauro das esquadrias”, aponta.

Ocupação
A Fundação Cultural de Itajaí, órgão responsável pelo gerenciamento do Centro de Cultura Popular, ainda leva a conhecimento público que em breve irá lançar a concorrência para ocupação do espaço. “A previsão é que em novembro o edital já esteja disponível aos interessados. Lembrando que poderá participar qualquer pessoa jurídica que atenda a todas as normas expressas no edital”, ressalta Marco Otávio Cachel, assessor jurídico da FCI.

Primeira fase do restauro
A primeira fase do restauro, que foi licitada por R$ 249.089,41 (duzentos e quarenta e nove mil, oitenta e nove reais e quarenta e um centavos), iniciou em janeiro de 2012 e encerrou em março do mesmo ano. A execução dos serviços contemplou o restauro da cobertura do prédio, incluindo o reparo de estrutura e substituição de telhas, execução do projeto e elétrico, sonorização e o projeto preventivo de bombeiros.

Interdição Mercado público
A ação civil pública que interditou o Mercado Público de Itajaí foi requerida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em outubro de 2012. O motivo apontado para a interdição foram os laudos apresentados pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Defesa Civil, que indicaram a falta de adequação às normas de segurança, alvará de funcionamento, alvará sanitário, alvará do Corpo de Bombeiros, projeto preventivo de incêndio e habite-se.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS