sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/10/2012 | 15:30

Projeto Trilhas está fazendo a diferença nas salas de aula

 

Desde que foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação em agosto deste ano, o Projeto Trilhas já vem dando resultados nas unidades da Rede Municipal de Ensino. Com o intuito de incentivar o hábito pela leitura, a Escola Básica Avelino Werner tem apresentado aos educandos por meio da literatura o mundo da magia e da imaginação.


O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério de Educação (MEC), Instituto Natura e unidades escolares da rede pública de ensino do Brasil. A iniciativa tem por objetivo desenvolver em alunos inseridos na faixa etária de 6 anos, da primeira série do ensino fundamental da rede municipal de ensino, as competências e habilidades de leitura e escrita, visando criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.


Em Itajaí, ele acontece em todas as unidades do Ensino Fundamental atingindo cerca de 2 mil alunos e 133 professores. O projeto é composto por diversos materiais. Cada escola recebeu kits organizados em três conjuntos: trilhas para ler e escrever textos, trilhas para abrir o apetite poético, com caderno de orientações e de estudos, acompanhado por um acervo de livros infantis.


Conforme a professora da E.B Avelino Werner, Mariza Machado, o projeto tem permitido encantar pedagogicamente os alunos através da literatura infantil. “Temos em uma sala a Fada Azul, vinda diretamente do livro Pinóquio”, comenta. Com a ajuda dos alunos um manequim ganhou cabeça, membros e face. A atividade trabalhou a coordenação motora das crianças torcendo e amassando folhas de revistas, o aprendizado de medidas de comprimento, o conhecimento dos nomes das vestimentas, além do conceito de dezena e unidade durante a construção do castelo da princesa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS