sexta, 29 de março de 2024
Geral
11/10/2012 | 14:25

Últimas vagas para o Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional

 

Com o objetivo de promover o debate e a articulação de políticas públicas sobre alimentação saudável, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Saúde, realiza no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, o I Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional.  O evento reunirá, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, palestrantes e debatedores de diversas entidades do setor durante todo o dia. 

O Simpósio é dirigido aos agricultores familiares; profissionais e estudantes das diversas áreas relacionadas à saúde, comunicação, produção de alimentos e agricultura; gestores públicos; entidades empresariais e industriais do setor de alimentação; parlamentares e sociedade interessada na temática. As inscrições são gratuitas, com limite de 500 vagas, e devem ser feitas pelo site: http://www.alesc.sc.gov.br/simposio.

Entre os palestrantes Maria Emília Pacheco, do CONSEA, abordará o tema “Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional”; Rosely Sichieri, da UERJ, falará sobre “Consumo Alimentar e a Transição Nutricional”; a “Produção de Alimentos Seguros” será debatida por Vildes Scussel, da UFSC; Renata Alves Monteiro, do OPSAN, trará o tema “Saúde e Publicidade de Alimentos”; e a “Produção de Alimentos Seguros em Santa Catarina: cenário atual e possibilidades de avanços” será apresentada por Eduardo Antônio Ribas Amaral, da SFA-SC/Mapa.

 Para o Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Volnei Morastoni (PT), o parlamento traz para a ordem do dia o debate sobre a alimentação saudável. “Precisamos discutir políticas públicas que atendam as diversas demandas deste tema como os alimentos orgânicos; o uso indiscriminado de agrotóxicos; os excessos da alimentação que provocam doenças cardiológicas, respiratórias, diabetes e câncer; a publicidade dos alimentos; e alternativas e estímulos para a produção de alimentos saudáveis. Este será a primeira de muitas ações que iremos promover através da Assembleia Legislativa”, defende Morastoni.

O Simpósio é realizado pela Comissão de Saúde, Escola do Legislativo e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e conta com o apoio institucional do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar Sul – Cecane; Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – Cepagro; Companhia Nacional de Abastecimento – Conab; Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea; Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina – CIT/USFC; Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – CUT; Rede de Agroecologia Ecovida; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa; Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

 

SIMPÓSIO

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: Caminhos para a alimentaçãosaudável

16 DE OUTUBO DE 2012  - LOCAL: AUDITÓRIO ANTONIETA DE BARROS - ALESC

08h00 – 09h00

TENDA JOSUÉ DE CASTRO

- Café Agroecológico com Prosa

- Credenciamento

- Entrega de material

09h00 – 09h30

Solenidade de abertura

09h30 – 12h00

CONFERÊNCIA – Segurança Alimentar e Nutricional: caminhos para alimentação saudável

Palestra 1: Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional

Palestrante: Maria Emília Pacheco (CONSEA)

Palestra 2: Consumo Alimentar e a Transição Nutricional

Palestrante: Rosely Sichieri (UERJ)

Palestra 3: Produção de Alimentos Seguros

Palestrante: Vildes Scussel (UFSC)

Moderador: Neila Maria Viçosa Machado (UFSC)

12h00 – 13h30

Almoço

13h30 – 15h00

Debate 01: Saúde e Publicidade de Alimentos

Convidada: Renata Alves Monteiro (OPSAN)

Debatedor: Aderley Serenita Sartori da Silva (MPSC)

15h00 – 15h15

Apresentação das propostas e ações existentes em Santa Catarina

15h15 – 15h30

Intervalo

15h30 – 17h00

Debate 02: Produção de Alimentos Seguros em Santa Catarina: cenário atual e possibilidades de avanços

Convidado: Eduardo Antônio Ribas Amaral – (SFA-SC/Mapa)

Debatedor: Natal João Magnantti (CONSEA-SC)

17h00 – 18h00

Encaminhamentos e encerramento


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS