quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/09/2012 | 12:55

2º “Soletrando o Museu

 

Parecido com o quadro “Soletrando”, do Programa Caldeirão do Huck, veiculado na emissora Rede Globo. O Museu Histórico de Itajaí (MHI) promove na próxima sexta-feira (28), o evento de Língua Portuguesa “Soletrando o Museu”. A competição traz palavras do acervo e do patrimônio que compõe o MHI. A ação envolve 40 professores e 800 alunos de seis unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal. A competição ocorre nas instalações do MHI, às 19h30 e é aberta ao público.

Além de incentivar o estudo da escrita e dos significados das palavras do acervo e do patrimônio, a competição ainda trabalha com os alunos as alterações da última reforma ortográfica da Língua Portuguesa. “Cada escola recebeu uma lista de cem palavras sobre o acervo e patrimônio material e imaterial que compõe a cultura regional. As palavras e as temáticas foram estudadas e soletradas entre os alunos”, explica o Diretor do MHI, Agê Pinheiro.

Participam da soletração nove finalistas da competição “entre salas”, que aconteceu em todas as unidades da EJA, durante os meses de agosto e setembro. O aluno campeão de cada unidade foi classificado para a grande final. O vencedor do 2º “Soletrando o Museu” será o aluno que mais acertar a soletração das palavras estudadas. O erro na soletração desclassifica o competidor. Os três primeiros colocados serão premiados com netebook, bicicleta, entre outros.

“Os professores levaram para as escolas a memória, sociedade, valores históricos e sociais, funções dos museus nas comunidades e patrimônio, introduzindo novas palavras no léxico dos estudantes”, salienta Agê. A ação, pensada pela equipe técnica da EJA-SME e direção do Museu Histórico , é um desdobramento do programa Primavera dos Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, em 2012, acontece de 24 a 30 de setembro em todo território nacional, trazendo como tema principal “A Função Social dos Museus”.

O Museu Histórico de Itajaí é administrado pela Fundação Genésio Miranda Lisn e localiza-se à Rua Hercílio Luz, 681 - Centro. O horário de funcionamento é de terça-feira a sexta-feira das 8h às 18h. Sábado das 9h às 13h e domingo e feriados das 14h às 18h. Segunda-feira é fechado para manutenção.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS