quinta, 18 de abril de 2024
Geral
21/09/2012 | 10:46

Univali aprova adesão ao Proies e migrará para sistema Federal de Educação

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) aprovou, na segunda-feira, 17, sua adesão ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). O programa, criado pela lei 12.688/2012, integra o Plano de Recuperação Econômica e Tributária e permite que as instituições de ensino quitem 90% de seus débitos fiscais ao Governo Federal com a concessão de bolsas de estudo, durante o período previsto de 15 anos.

 

Com a adesão, segundo avaliação da instituição, a Univali deverá, ao longo desse período (15 anos), conceder 4,7 mil bolsas, o que representa um incremento médio de, pelo menos, mais 300 bolsas de estudos por ano. “Estamos conscientes das dificuldades da gestão administrativa necessária para manter um fluxo e o planejamento financeiro tributário com a adesão ao Proies. Assim, colocaremos em ação medidas de gestão para poder atender a este novo compromisso institucional”, aponta Mário Cesar dos Santos, reitor da Univali e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

 

Para optar pela migração, os membros dos órgãos colegiados da universidade avaliaram o cenário institucional em relação ao volume de débitos da universidade e forma de pagamento. Na linha do que deverá ser revisto na instituição, como forma de atender as demandas do orçamento e a gestão das atividades, está à revisão dos programas de ações comunitárias sem impacto como atividade filantrópica, ainda que tenham motivação social, o que deve ocorrer nos próximos três anos.

 

Para integrar o Proies é necessário que a Universidade tenha aderido ao Programa Universidade para Todos (Prouni), ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGeduc) e estar cadastrada para que seus alunos possam obter financiamentos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o que já ocorre na Univali. Além disso, como instituição filiada ao Sistema Acafe, será necessária a migração, do sistema Estadual de educação para o Federal, até o dia 30 de setembro.

 

Sobre a Univali

A Univali é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras. Ela está presente ao longo do litoral Centro-Norte de Santa Catarina em Balneário Piçarras, Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

 

No total, a instituição oferta mais de 70 cursos de graduação presenciais e a distância, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos compreendendo um universo de quase 26 mil alunos, oferecendo ensino desde a educação básica até a pós-graduação (com cursos lato e stricto sensu).

 

Nesse universo, atuam grupos de pesquisas e projetos de extensão, o que movimenta não só a comunidade acadêmica, mas também a população do seu entorno. Além disso, a Fundação Univali mantém o Hospital Universitário Pequeno Anjo, o Laboratório de Análise e Produção de Medicamentos, a Rádio Univali FM, a TV Univali, uma editora, e convênios com universidades em todo o mundo.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS