quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/09/2012 | 15:46

Tecnologia amplia transparência na edição 2012 do Feirão do Imposto

 

Integrantes do Núcleo Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) estarão no sábado realizando o Feirão do Imposto 2012 em Itajaí. O grupo ficará na Rua Hercílio Luz, ao lado do Museo Histórico, das 10h às 14h. No local estará em exposição um veículo e uma motocicleta com valores calculados sem imposto. O jovens empresários também farão a distribuição de panfletos com informações de carga tributária paga em alguns produtos e colherão assinaturas para propor uma reforma tributária dentro do movimento Brasil Eficiente.

No local também estará sendo colhido assinatura para propor reforma tributária. A ação em Itajaí acompanha a proposta do movimento nacional vai disponibilizar, em muitos dos locais que concentrarão a mobilização, a tecnologia QR Code, no “Supermercado Virtual”. O Núcleo fechou parceria com o Restaurante Porto da Sereia, localizado na Avenida Beira Rio, que estará comercializando na data o prato da anchova grelhada sem imposto, 27% a menor que o valor habitual do cardápio . A redução do preço deste prato será para os 10 primerios clientes. 

“Supermercado Virtual”

Você sabe o quanto paga de impostos? E que tal usar um smartphone ou tablet para conhecer mais de perto a composição do preço de um produto, serviço, medicamento ou alimento? Esta é a proposta da edição de 2012 do Feirão do Imposto, que este ano completa 10 anos, tendo a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) como parceira e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) como realizadorm – em outros Estados a realização é da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

Alcançando nesta edição 100 cidades no Brasil, sedo 37 delas em Santa Catarina, o evento vai disponibilizar, em muitos dos locais que concentrarão a mobilização, a tecnologia QR Code, no “Supermercado Virtual”. Por meio do código, o portador de um smartphone ou tablet poderá “ler” as informações sobre a composição do preço de cada produto em exposição, com informações detalhadas dos impostos. A tecnologia estará disponível em 12 cidades: Florianópolis (Beiramar Shopping), Blumenau (Rua XV de Novembro), Joinville (Praça Nereu Ramos), Lages (Praça do Terminal), Criciúma (Posto São Pedro), Chapecó (supermercados Brasão, Celeiro, Alberti Efapi e Mercado da Casa), Palhoça (Shopping Via Catarina), São José (Shopping Itaguaçu), Pinhalzinho (Praça Central), Corupá (Praça Central), Jaraguá do Sul (praça Ângelo Piazeira) e Içara.

E o site do Feirão do Imposto também já possibilita a consulta dos tributos que incidem sobre o combustível, eletrodomésticos, remédios, alimentos, produtos de higiene e limpeza, entre outros: http://feiraodoimposto.com.br. Os percentuais relativos aos impostos foram apurados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), parceiro do Feirão do Imposto desde o ano passado.

“Como 80% da população não lida com guias de impostos, as pessoas muitas vezes não sabem a abusiva carga tributária praticada em nosso País. O Feirão procura expor os índices e alertar para a necessidade de sua redução, pois isso onera não apenas o setor empresarial, mas também o cidadão”, explica o Presidente da Facisc, Alaor Tissot. Segundo o Coordenador Nacional do Feirão do Imposto, Tiago Coelho, a carga tributária atinge 34% do Produto Interno Bruto (PIB). O Movimento Brasil Eficiente (MBE), que busca a realização das reformas tributária e fiscal no Brasil, como ferramentas para assegurar o crescimento econômico do País de forma sustentável e consistente, defende um patamar de no máximo 30% até 2020.

Venda de produtos sem imposto

No dia do Feirão do Imposto, vários produtos serão comercializados sem o valor dos tributos. Mais de 16 mil litros de gasolina serão ofertados assim em várias cidades, além de 643 cestas básicas, medicamentos e outras 40 mil unidades de produtos diversos, como motos, carros, eletrodomésticos, notebooks, bicicletas e alimentos. Todos em lojas do comércio das 37 cidades participantes no Estado (confira o quadro abaixo).

Assinaturas pela reforma tributária

O Feirão do Imposto foi criado em Joinville no Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (Acij), em 2003. As ações do evento estão integradas ao Movimento Brasil Eficiente. Durante o Feirão a meta é recolher pelo menos 23,2 mil em Santa Catarina para o MBE, que precisa de 1,4 milhão de assinaturas para propor um projeto de lei nesse sentido, de iniciativa popular.

O imposto em alguns produtos:

+ Para abastecer o tanque do carro o consumidor paga até 53,03% em impostos.
+ Os impostos no papel higiênico representam 40,5% do preço final.
+ O sabonete tem tributos na ordem de 42%.
+ Na cerveja, 55,60% do valor final correspondem à arrecadação tributária.
+ O leite tem carga tributária de 33,6%.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS