quinta, 18 de abril de 2024
Geral
09/08/2012 | 15:05

11 de agosto - Dia do Advogado

 

A advocacia é uma constante luta por um ideal, renovada todos os dias. E neste 11 de agosto, Dia do Advogado, nunca é demais reforçar que a defesa da ética, da justiça, das condições de trabalho, dos honorários e das prerrogativas profissionais são prioridades diárias na OAB. Assim como combater iniciativas que violem o princípio da indispensabilidade do advogado e do seu papel como integrante fundamental na administração da Justiça.

Coragem, humildade, paciência, perseverança e muito estudo são algumas das características desse profissional que vive um verdadeiro desafio cotidiano na medida em que, como operador do direito, é consagrado pela convicção absoluta de que nada é mais libertador para um ser humano do que a luta pela justiça e que ele é importante agente transformador da sociedade.


Advogar significa bem mais que a missão profissional daqueles que abraçaram o Direito como a sua forma de prestar serviços às pessoas ou ao Estado. Advogar é cultivar dentro de si a plena convicção de que nada pode ser mais nobre do que lutar pelos direitos de alguém; é buscar na luta diária pela justiça o combustível que mantém acesa a chama de um ideal que não é pessoal, mas de toda uma sociedade. Éa vontade de desenvolver um trabalho que faça a diferença, desbravando novos caminhos sem nunca perde de vista a fiel observância da conduta ética.
Por isso uma das grandes bandeiras da Ordem é manter o advogado permanentemente ciente dos seus direitos, livre pelas suas convicções e pelo que determina a lei 8.906 e assim está expresso na Constituição Federal de 1988.


E se lembrarmos que a trajetória da OAB ostenta belos episódios de luta para ajudar a fazer do nosso país uma verdadeira democracia, igualmente recordamos a participação dos advogados, gravada na história do Direito e confundindo-se com a memória da nação brasileira.
Tudo sem esquecer que as prerrogativas da advocacia são uma garantia legitimamente democrática e não pertencem apenas ao advogado, mas ao cidadão que está ali por ele representado. Os direitos da sociedade somente serão salvaguardados por advogados fortalecidos. Segredo profissional é inegociável, liberdade profissional é inegociável. Prerrogativas profissionais são inegociáveis.
E é por isso que seguiremos lutando pela concretização dos nossos projetos, por uma classe cada vez mais combativa e por um pacto real de levar a justiça a todos os brasileiros. Porque esse é o pensamento da advocacia. Esse é o pensamento da OAB.



Paulo Roberto de Borba
Presidente da OAB/SC
 



JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS