quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/08/2012 | 09:45

Importação predatória ameaça setor pesqueiro

 

O Presidente do SINDIPI, Giovani Monteiro, esteve hoje (07/08) em Brasília resolvendo diversas demandas do Setor Pesqueiro. Além de buscar agilidade na publicação da Norma que regulamentará o tamanho das redes de pesca de Emalhe, ele também defendeu a cadeia produtiva nacional da importação predatória de pescados.

Pela manhã, Monteiro participou de uma reunião com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e o Presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln Ferreira, que teve como pauta a importação de camarão da Argentina. Garibaldi se comprometeu em auxiliar o setor e lutar pela manutenção dos empregos e das indústrias nacionais ligadas à pesca e beneficiamento de camarão, intercedendo junto à Presidência da República. O Ministro da Pesca, Marcelo Crivella também se posicionou contra a liberação da importação do camarão argentino.

Já na parte da tarde, o assunto foi a possível redução da tarifa de importação da sardinha, que causaria prejuízos enormes a uma das maiores e mais importantes cadeias do Setor. Em reunião com o Secretário Executivo do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) Átila Maia da Rocha e o Secretário do SEPOP Flávio Bezerra, os representantes do Setor Pesqueiro argumentaram contra essa prática e conquistaram a manutenção da taxa de 32% sob o valor do produto acabado importado. Além do Presidente do SINDIPI, participaram também do encontro o Presidente Abraão Lincoln e José Pulgas da CNPA, o Secretário Executivo do CONEPE Flávio Leme e o Vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF), Luiz Penteado.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS