sexta, 29 de março de 2024
Geral
07/08/2012 | 11:10

Marinha do Brasil inicia suas ações na Operação Ágata 5

 

A Marinha do Brasil iniciou nesta segunda-feira, 6, nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, sua participação efetiva na Operação Ágata 5. Os Estados são áreas de Jurisdição dos Comandos do 5º (RS, SC e PR) e 6º Distritos Navais (MS).  

A Operação Ágata 5 tem por objetivos reduzir a incidência dos crimes transfronteiriços e ambientais, coibindo as ações do crime organizado, reduzindo os índices de criminalidade, coordenando o planejamento e a execução de operações militares e policiais, como também intensificando a presença do Estado Brasileiro nas regiões de fronteira.  

O Comando do 5º Distrito Naval integra a Força Naval Componente empregada na Operação, destacando os seguintes meios para as ações de patrulha e inspeção naval: o Rebocador de Alto-Mar “Tritão”(R21), o Navio-Patrulha “Babitonga”(P63), as lanchas da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, da Capitania Fluvial do Rio Paraná, das Delegacias Fluviais de Uruguaiana e de Guaíra.

A atuação da Marinha do Brasil, durante a Operação, vai além das ações de controle da Área Marítima, Patrulha e Inspeção Naval nos mares, rios e lagos da região. As aeronaves do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realizarão as ações de patrulhamento, missões de socorro, salvamento e de evacuação aeromédica. Além disso, um destacamento do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande estará sendo empregado durante toda a Operação.    

A Ágata 5 é realizada em conjunto com as três Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica, e conta com o apoio do Ministério da Justiça, Ministério das Relações Exteriores, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Saúde, Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Secretaria da Receita Federal, Departamento Nacional da Produção Mineral, Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Fundação Nacional do Índio, Agência Nacional de Aviação Civil e outros órgãos estaduais e municipais dos estados abrangidos pela Operação.   Todas as ações serão coordenadas pelo Ministério da Defesa. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS