quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/07/2012 | 15:18

PBF registra recorde de baleias avistadas no litoral catarinense

 

Há 15 anos o Projeto Baleia Franca realiza os sobrevoos de monitoramento das Baleias no litoral catarinense, e essa temporada está sendo de recorde. No primeiro sobrevoo realizado nessa quinta-feira (26) 62 baleias foram avistadas somente no primeiro trajeto realizado de Imbituba a Passos de Torres (RS). Desses 62, 20 eram filhotes, provavelmente nascidos há poucos dias.

Na sexta-feira a expectativa é de que mais animais sejam avistados já que a equipe sobrevoará a área de maior registro de animais nos últimos dias: Imbituba a Paulo Lopes. “O último recorde de baleias-francas avistadas foi de 61 no trajeto completo em 2009. Esse ano fizemos um pouco mais da metade do trajeto e 62 animais foram avistados, para essa sexta-feira esperamos que esse número aumente consideravelmente”, diz a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

Os sobrevoos de monitoramento são importantes, já que para se proteger uma espécie, é fundamental a realização de estudos de dinâmica populacional, obtendo informações sobre quantidade de indivíduos existente, e os hábitos da espécie. No caso das baleias-francas, em função das características da espécie, ampla distribuição e hábitos costeiros, estas informações são obtidas através do monitoramento aéreo, permitindo a amostragem de uma área bastante extensa em pouco tempo, otimizando os resultados.

A equipe que fará o sobrevoo conta com a participação do Dr. Paulo Flores Analista Ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, especialista em cetáceos que trabalha com fotoidentificação há 14 anos. Durante o sobrevoo é possível obter informações como localização das baleias ao longo da costa, número de indivíduos avistados, composição dos grupos (presença de indivíduos adultos, juvenis ou filhotes), e o comportamento das baleias durante a aproximação da aeronave. Além disso, todas as baleias avistadas são registradas através de fotografia, para a identificação individual de cada uma.

No primeiro sobrevoo dessa temporada duas baleias já foram identificadas como sendo visitantes antigas de Santa Catarina. “Já estamos tão familiarizados com as baleias que reconhecemos duas somente no olhar, outras serão reconhecidas depois de analisar as fotos”, diz Paulo Flores. De acordo com Karina os sobrevoos são uma técnica utilizada entre pesquisadores. No Brasil, por exemplo, os sobrevoos são usados para realização de estimativas de abundância de baleias jubarte que frequentam a região Nordeste, e das toninhas, uma espécie de golfinho que ocorre aqui na região Sul.

A importância dos sobrevoos de monitoramento para a preservação da espécie
Os sobrevoos monitoramento permitem avaliar como as baleias francas estão ocupando a costa, através da coleta de informações. A partir daí são feitas análises que fornecerão subsídios para a conservação da espécie. Um dos principais resultados dos sobrevoos realizados pelo Projeto Baleia Franca, de acordo com a pesquisadora, foi a identificação da principal área de concentração da espécie no Brasil, resultando na criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio. “A APA abrange 130km de costa, desde o sul da Ilha de SC até o Balneário de Rincão, e tem por objetivo proteger as baleias franca e garantir que a espécie possa continuar utilizando esta região como principal área de concentração reprodutiva no Brasil” revelou Karina.

Esse ano serão realizados 3 sobrevoos ao longo da temporada reprodutiva: o primeiro em julho, para o monitoramento inicial sobre a chegada das baleias francas, o segundo em setembro período correspondente ao auge da presença das baleias aqui na região, quando um maior número de baleias francas estão no litoral, e no início de novembro, para o monitoramento das ultimas baleias presentes em SC. Assim a equipe do Projeto Baleia Franca pode obter informações sobre a sazonalidade da presença da espécie em SC, bem como a permanência individual das baleias-francas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS