sexta, 19 de abril de 2024
Economia
25/07/2012 | 16:57

Itajaí sedia com sucesso 1º Fórum Regional de Turismo, Cultura e Esporte

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí - SDR realizaram com sucesso o 1ª Fórum Regional de Turismo, Cultura e Esporte.

O evento teve sua abertura na noite de segunda-feira, 23, no Auditório do bloco de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e encerrou no final da tarde desta terça, 24.

Participaram da solenidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fábio Augusto Hachmann, Elisa Wipes Sant’ana de Liz, Diretora de Políticas Integradas de Lazer, que no ato representou a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdete Orci Campos, secretária de Turismo de Itajaí, representando a Prefeitura de Itajaí, Valdir Rubens Walendowsky – presidente da SANTUR, Joceli de Souza – presidente da FCC, Fundação Catarinense de Cultura e representando a presidência da Fundação Catarinense de Esportes, a gerente de Esportes Educacionais, Lilian Wagner. Participaram ainda da abertura do evento, presidentes, diretores e associados dos núcleos de Turismo, Cultura e Esporte da região e ainda representantes de Companhias de Teatro e Dança e demais membros da classe artístico cultural.

Inicialmente, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Fábio Augusto Hachmann, deu boas vindas aos participantes agradecendo a presença de todos e enalteceu a importância do Fórum, “Ficamos lisonjeados pela regional de Itajaí sediar esta primeira das 10 edições do Fórum. Vamos concentrar nossas atenções nos setores de turismo, cultura e esporte, e posteriormente apresentar toda a demanda do que foi apresentado resultando em políticas públicas para o Estado”, acrescentou o secretário Regional.

Cidade anfitriã pela realização do 1º Fórum, a secretária de Turismo de Itajaí, Valdete Orci Campos destacou a importância do evento reforçando a atuação de seus representantes, “Não basta virmos aqui e ficarmos apenas no diálogo. Todos nós vamos e faremos a diferença em busca de novas ações”, disse a secretária de Turismo.

Ao término da primeira etapa de abertura do Fórum, o evento abriu espaço para as apresentações dos órgãos da SANTUR, FCC E FESPORTE, onde seus representantes puderam expor ao público diversas linhas de trabalho, produção e planos de execução de cada setor. Valdir Walendowsky foi enfático e direto ao divulgar que o turismo do Estado precisa se reinventar com a proposta de novas frentes de atuação, “Hoje sabemos que é preciso trabalhar cada vez mais planos regionais de marketing. Dados da EMBRATUR nos colocam como sendo o terceiro estado do Brasil em receptivos turísticos, mas devemos ir mais longe. Dou exemplo de Itajaí, que com sucesso foi sede de uma das etapas da Regata Volvo Ocean Race – divulgando e colocando a região e Santa Catarina no mapa mundo”, destacou.

Na cultura, Joceli de Souza, presidente da FCC, Fundação Catarinense de Cultura  – entidade de direito público cultural sem fins lucrativos e vinculada a SOL, foi divulgado um amplo diagnóstico quanto ao desempenho de suas ações culturais em 18 meses de governo, “Estamos aqui hoje para agregar e somar valores com o propósito de fazer do nosso Estado, referência na Cultura, acrescentou.

Representando a presidência da FESPORTE, Lilian Wagner explanou o plano executivo de programas e ações junto às escolas do Estado, “Precisamos melhorar nossa programação esportiva junto às Escolas e alcançar nossas metas para o setor esportivo. Destaco ainda a presença de integrantes catarinense atuantes do Paradesporto e da Dança nas Olimpíadas de Londres, na Inglaterra que vão ocorrer neste ano”, esclareceu.

Ao final das apresentações, o público presente pode fazer questionamentos de extrema importância, em geral, assuntos burocráticos e de ordem financeira para a execução de Projetos e pedidos de melhores incentivos do governo do Estado junto aos setores, “Sabemos das reais necessidades que estão sendo colocadas e posso afirmar que vamos nos empenhar para que em pouco tempo, consigamos ajustar e aplicar todas as prioridades apresentadas de maneira integrada, que deflagrem o processo de desenvolvimento social, econômico e cultural de Santa Catarina”, destacou a Diretora de Políticas Públicas Integradas do Lazer, Elisa Wipes Sant'ana de Liz, que representou a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

O dia seguinte foi de muito trabalho para todos que participaram do Fórum. No horário da manhã, cerca de 30 profissionais de Turismo, entre gestores, secretários e coordenadores, receberam informações dos Analistas do setor, Fábio Luis Faber e Luana Emmendorfer, em que presidiram debates com o presidente da SANTUR, Valdir Rubens Walendowsky. Na oportunidade, foram discutidos os temas sobre os 14 segmentos turísticos do Estado, novas pesquisas de eventos que poderão ser preenchidas em formulário on line, cadastro e monitoramento do Plano Regional de Rotas (Costa Verde Mar). Para a Gerente Regional de Turismo, Cultura e Esporte, Cristina Machado Bitencourt, as reuniões destinadas do setor turístico da região repercutiram de forma positiva, “As diretrizes foram muito bem discutidas e a intenção de unir o setor turístico, cultural e esportivo para melhorar esses mesmos setores na região foi bem sucedida. Estamos planejando uma nova reunião do setor turístico para fecharmos todos os planejamentos que foram discutidos no Fórum, onde todos os setores e a população civil poderão participar. Acima de tudo, a participação massiva no evento foi o mais surpreendente. Recebemos mais de 200 pessoas e notamos que houve de fato interesse por todos de maneira ativa e decisiva nas discussões”, lembra Cristina.

No horário vespertino, o Fórum voltou suas atenções para os setores do Esporte e Cultura. Destaque inicial para o Plano Estadual de Esporte, em que os participantes discutiram, avaliaram, retiraram e inseriram proposições com base no desfecho das discussões. Do setor esportivo, mais de 30 profissionais, entre Conselheiros, secretários, superintendentes e profissionais do Esporte, receberam informações da Gerente de Políticas de Esporte do Estado, Rosângela Castro e da Gerente de Esportes Educacionais,Lilian Wagner. Em pauta, destaque para alterações do Plano Esportivo, ampliação de orçamento para o setor, incentivos a Educação integral defendendo o esporte em contra turno, criação de novos editais e demais itens que se façam valer para alterações do Plano Estadual. Os participantes discutiram ainda sobre o crescimento do esporte no Estado com grandes eventos nacionais e internacionais, que objetivam melhorar o rendimento escolar. Destaque ainda sobre o país sediar as Olimpíadas e a Copa do Mundo, mesmo Santa Catarina ficando de fora para sediar etapas destes grandes eventos, dando a oportunidade apenas da capital, Florianópolis servindo de ponte entre outros Estados que sediarão as competições.

As discussões do setor Cultural foram mais extensas, pois o objetivo maior foram os apontamentos para a elaboração do Plano Estadual de Cultura. Foram criados três grupos de segmentos de patrimônio, inovação e tecnologia. Ao término das diretrizes e ações colocadas, foram definidos 12 participantes do Conselho Regional de Cultura, abrangendo todos os segmentos culturais: Teatro, Patrimônio, Audiovisual, Letras e Artes Plásticas. Cerca de 50 participantes destacaram e definiram novas políticas de trabalho, como: Criação de editais semestrais, editais mensais de bolsas de intercâmbio, tombamento de prédios históricos da região, crianção de novos espaços culturais, autonomia de Conselhos de Cultura, criação de periódicos culturais da região entre outros serviços ligados à Cultura.

Todos os Fóruns Regionais seguirão uma metodologia que prevê a organização por grupos de trabalho. A meta é discutir diretrizes, ações e prioridades a partir do material apresentado na conferência estadual, realizada em 2009, e do Plano Nacional de Cultura. Nestes fóruns será feito um diagnóstico que servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de Cultura.

O material será disponibilizado e divulgado no site da SOL, anteriormente a realização dos Fóruns Regionais. A SOL vêm sistematizando ações desde novembro de 2011, quando o Governador João Raimundo Colombo solicitou ao Ministério da Cultura a prorrogação do acordo de cooperação federativa visando a implantação do Sistema Estadual de Cultura.

O Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte entregará planos com horizonte decenal, ou seja, um plano para os próximos dez anos junto aos setores do Fórum e que terão a participação de toda a sociedade.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS