quinta, 18 de abril de 2024
Geral
23/07/2012 | 11:22

Cerca de cinco mil pessoas prestigiam o 3º Desfile Rural da Festa do Colono

 

A principal via comercial do Centro de Itajaí teve uma movimentação especial na manhã deste sábado (21), quando 350 representantes das 18 comunidades rurais do município levaram à Rua Hercílio Luz a história da agricultura local no 3º Desfile Rural. O evento, que ocorre desde 2010 sempre no sábado anterior à realização da Festa Nacional do Colono, objetiva chamar a atenção da população urbana para o evento e acima de tudo, mostrar para o morador da cidade, a força, o valor e a grandiosidade da atividade agrícola e do homem do campo itajaiense.

Mesmo com o frio, o sábado de sol atraiu um bom público para prestigiar o desfile, que segundo estimativas da Coordenadoria de Trânsito, totalizou aproximadamente cinco mil pessoas ao longo do percurso. O trajeto teve início a partir da concentração dos passistas, animais e alegorias no pátio do Estádio Dr. Hercílio Luz, seguindo pela Avenida Marcos Konder, Rua Hercílio Luz, Rua Lauro Müller, Rua Olímpio Miranda Júnior e Avenida Ministro Victor Konder, até o encerramento na área onde funcionou a Vila da Regata, ao lado do Centreventos.

A Festa Nacional do Colono, que neste ano de 2012 chega à sua 30ª edição, ocorre na próxima semana, entre os dias 25 a 29 de julho, no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graf, na comunidade rural da Baía. E as três décadas do evento foi justamente a temática do Desfile Rural, que trouxe para o Centro da cidade, além de carroças, tobatas, cavalos e tratores, um bolo simbólico gigante de 2 x 1,80. Outra novidade desta edição foram as alegorias representando simbolicamente os principais cultivos da região rural, como arroz irrigado, hortaliças, aipim, abacaxi, banana e criação de gado.

Organizado pela Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o desfile mobiliza as 18 comunidades rurais itajaienses, que se empenham para levar para o Centro implementos e equipamentos agrícolas que contam a história do homem do campo itajaiense. “Esta é umas das poucas oportunidades, quem sabe a única, de mostrarmos para a população urbana como produzimos os produtos agrícolas, que são essenciais à vida humana”, destaca Elisabete Martins, moradora do Bairro Canhanduba.

De acordo com o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, os moradores da zona rural estão orgulhosos em poder mostrar à população urbana o seu trabalho. “Os agricultores são os responsáveis pelo nosso alimento de todos os dias e merecem toda a nossa consideração e respeito”, enfatiza.

O desfile
O 3º Desfile Rural foi aberto pela Banda Filarmônica de Itajaí. Em seguida foi apresentado o grupo das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Itajaí. Na sequência, passaram os imigrantes, que simbolizaram a colonização do meio rural, com crianças trajadas com roupas típicas alemãs, italianas, portuguesas e japonesas, representando as famílias que iniciaram o povoamento do meio rural itajaiense.

Na ala seguinte, o Desfile Rural anunciou a 30ª Festa Nacional do Colono, com um carro alegórico trazendo o bolo simbólico de 2 x 1,80 com uma mensagem de comemoração aos 30 anos de Festa, além das presenças da Rainha Leidiane Pâmela Nunes (Salseiros), da 1ª Princesa Caroline Silvestro Ovinski (Canhanduba), da 2ª Princesa Bruna Tainá de Aviz (Volta de Cima) e a Garota Simpatia Neuziane Testoni (Itaipava), levadas por uma carroça. Nesta ala também foram mostradas as atrações culturais da festa, representadas por grupos artísticos de Itajaí.

A partir daí, no grupo ‘História da Agricultura’, foram apresentados carros de boi, tobata, carroças, carro de mola, tratores, além de outros implementos agrícolas. A sexta ala do Desfile Rural, denominada de grupo “Comunidades Rurais”, teve 18 representantes com faixas de identificação das comunidades rurais itajaienses; passistas caracterizados como colonos, tobatas, carros alegóricos, carroças, entre outros. Nesta ala foi apresentada a novidade dos principais cultivos da região rural: banana, abacaxi, arroz irrigado, além de outros produtos foram representados simbolicamente por meio de alegorias de mão trazidas por passistas.

Na última parte do Desfile, tomaram conta da Rua Hercílio Luz cerca de 15 veículos da frota rural, com agricultores conduzindo os seus tratores utilizados no trabalho diário na lida do campo.

A 30ª Festa Nacional do Colono
Feira de Artesanato, Exposição da Cultura Colonial, Parque de diversões, Vôo Panorâmico, Show Pirotécnico, Apresentações Culturais, Bailes e Shows, e muito mais! Atrações para o público de todas as idades, alegria, boa comida e acima de tudo, o resgate às origens com a valorização do homem do campo.

Tudo isso e muito mais compõe a 30ª Festa Nacional do Colono, evento que ocorre de 25 a 29 de julho no Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graf (Rua Mansueto Felizardo Vieira, 557 – Baia). A entrada na Festa e todos os shows nacionais são gratuitos. Será cobrado apenas estacionamento: R$ 5,00 (moto) e R$10,00 (carro).

A íntegra da programação e mais informações do evento podem ser obtidas no endereço eletrônico: festadocolono.itajai.sc.gov.br


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS