sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/07/2012 | 15:17

Itajaí receberá Fórum Regional de Turismo, Cultura e Esporte

 

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, representada pela Diretora de Políticas, Elisa Wypes, convida os setores e a sociedade civil para participarem dos Fóruns Regionais de Turismo, Cultura e Esporte que acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de julho em Itajaí.

O Estado de Santa Catarina entregou em 2010 os Planos Regionais de Turismo para os próximos dez anos, compartilhado e construído, com a participação de municípios catarinenses que compõe as dez regiões turísticas do Estado. Em cada um deles foram descritas as prioridades e anseios das pessoas envolvidas com turismo, nas mais diversas manifestações.

Segundo a gerente de Políticas de Esporte do Estado, Rosangela de Castro, é necessário que os envolvidos na área esportiva também participem destes Fóruns, já que será aberta uma nova discussão para atualização e validação das diretrizes apresentadas na III Conferência Estadual de Esporte e Lazer. “Isso nos permitirá, após percorrer todas as regiões, elaborar o novo Plano Estadual do Esporte e Lazer de Santa Catarina. Destas discussões, também serão apontadas as diretrizes para os Planos Municipais e Regionais de Esporte e Lazer, para aqueles municípios que ainda não possuem o Sistema Estadual de Esporte e Lazer formalizado”, explicou Rosangela.

Todos os Fóruns Regionais seguirão uma metodologia que prevê a organização por grupos de trabalho. A meta é discutir diretrizes, ações e prioridades a partir do material apresentado na conferência estadual, realizada em 2009, e do Plano Nacional de Cultura.

Nestes fóruns será feito um diagnóstico que servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de Cultura. Segundo a gerente Elisa, é de suma importância a participação das instituições ligadas à cultura e a sociedade civil, na construção do plano. “Uma comissão composta por representantes da SOL, do Conselho Estadual de Cultura e da Fundação Catarinense de Cultura estarão acompanhando os trabalhos”, comentou.

O evento acontecerá na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí), no Bloco de Direito - salas 201, 202 e 203, nos dias 23 e 24 de julho, e irá contar com a participação dos presidentes das Associações de Cultura, Joceli de Souza, e de Esportes, Adelir Pecos Borsati, e o Presidente da SANTUR,Valdir Rubens Walendowsly. No dia 23/07, acontecera às 19:30 a Abertura do Fórum Turismo, Cultura e Esporte, e no dia 24/07 das 08:30 às 18:00 horas, acontecerá o Fórum da Cultura e Esporte e das 08:30 as 12:00 horas, o Fórum de Turismo.

Além da elaboração do Plano Estadual de Esporte e Lazer, a ideia é que ao final dos trabalhos, os municípios catarinenses se sintam estimulados a formalizar o seu Sistema Municipal de Esporte e Lazer, estabelecendo as prioridades na área do esporte e lazer para o desenvolvimento dos seus municípios e regiões.

De acordo com a gerente Regional de Cultura, Turismo e Esporte de Itajaí, Cristina Bitencourt, o evento na região terá todo o apoio daSDR de Itajaí, destacando suas três áreas de atuação, “Estamos ansiosos, pois este será o primeiro Fórum a ser realizado no Estado e estamos muito mais honrados em sediar o evento aqui em Itajaí. Posso adiantar que o Fórum irá contribuir muito para a discussão e construção de novos projetos para o desenvolvimento turístico, esportivo e cultural”, destacou.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS