sexta, 29 de março de 2024
Educação
12/07/2012 | 17:26

Defesa Civil realiza projetos voltados para estudantes

 

O projeto Defesa Civil na Escola, executado em Itajaí, é um dos programas voltados para estudantes e comunidade escolar desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Defesa Civil em parceria com as secretarias regionais. Com início em março deste ano, o projeto capacitou 2.035 pessoas entre alunos da rede municipal de Itajaí e comunidade. A ideia é desenvolver cidadãos aptos a colaborarem nas ações realizadas na região e com uma cultura voltada para atitudes sustentáveis que reduzam as situações e cenários de riscos. “Daqui 5 anos, esperamos que essas crianças, que hoje participam dos nossos treinamentos e atividades, tenham repassado o que aprenderam para suas famílias e colegas”, projeta Eliezer Cardoso, coordenador da Defesa Civil Regional de Itajaí.

O programa atende escolas públicas e particulares, e está em andamento uma parceria com Gerência de Educação da Regional de Itajaí (Gered) para ser expandido a todos os municípios pertencentes à SDR. “Investir nas crianças é ter a visão de que no futuro a cultura de prevenção de desastres será efetivamente exercitada”, destaca o secretário de Defesa Civil, Geraldo Althoff. Em maio, foi realizada a Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, que alcançou aproximadamente 9 mil alunos em 52 escolas com as palestra sobre o órgão estadual que também colabora com o fornecimento de cartilhas educativas. Até o momento, 4 milhões de cartilhas foram distribuídas.

Visão a médio e longo prazo
A ideia do Defesa Civil na Escola, em Itajaí, surgiu em 2011, quando Eliezer Cardoso era bombeiro. Em 2012, Cardoso assumiu a coordenadoria regional da Defesa Civil e encaminhou o projeto junto com o coordenador municipal, Everlei Pereira, e a agente de Defesa Civil Luana de Oliveira. O projeto é divido em três etapas e segue até dezembro de 2014. No mês junho, 730 alunos de 11 escolhas participaram das atividades.

Neste primeiro ano, são realizadas palestras que apresentam aos alunos e comunidade escolar a Coordenação Municipal da Defesa Civil (Condec) e orientações para identificação de situações de risco. Além disso, os estudantes também são instruídos sobre tipos de desastres, como a diferença entre enchente, inundação, alagamentos e as ações corretas para cada situação. “São coisas simples, como ter um rádio a pilha disponível para receber informações quando não há energia elétrica, mas que fazem a diferença”, explica Cardoso.

O coordenador da Defesa Civil Regional aponta que os alunos demonstram bastante interesse nas atividades. “Chama a atenção deles porque passam a realizar ações que os adultos também fazem. Ganham responsabilidade e se sentem valorizados.”

Na segunda e terceira fase, em 2013 e 2014, os diretores e professores das escolas irão receber capacitação para que possam dar continuidade ao projeto dentro das instituições. Também será desenvolvido um Plano de Evacuação e a formação dos primeiro agentes-mirins. Durante as três fases, além de palestras, são desenvolvidas atividades de teatro, música e oficinas voltadas às ações da Defesa Civil.

O Defesa Civil na Escola tem um página no Facebook, onde são passada algumas informações. “Dessa forma, usamos da linguagem dos estudantes para se aproximar ainda mais deles”, afirma a agente de Defesa Civil Luana de Oliveira. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (47) 3341-6199.

Jaraguá do Sul
A Secretaria de Defesa Civil da Regional de Jaraguá do Sul, desde outubro de 2010, criou o programa Encosta Legal, para integrar projetos de conscientização junto à comunidade sobre os riscos de eventos, como enchentes e deslizamentos, frequentes na região. A Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da diretoria de prevenção, apoia o projeto com a distribuição das cartilhas educativas que são utilizadas na produção das peças teatrais.

Uma das ações desenvolvidas pelo programa é o projeto Educação Ambiental, que iniciou com palestras em colégios sobre a atuação da Defesa Civil e que, no momento, compõe um grupo de teatro com 20 alunos das escolas municipais Cristina Marcato e Gertrudes Milbratz. Em 2011, a o grupo atendeu 625 adultos e 1.249 crianças da rede estadual e municipal de ensino. Neste ano, 991 adultos e 1.419 crianças já assistiram às peças de teatro.

Lages
Na Serra catarinense, a Secretaria de Defesa Civil de Regional de Lages também desenvolveu ações em 16 escolas da região. Por meio de cartilhas informativas, os professores trabalharam os seguintes temas: Produtos Perigosos, Prevenção, Comunicação, Tempestades e a apresentação das ações da Defesa Civil. Na sequência, serão apresentados os temas Enchentes e Deslizamentos.

“As ações desenvolvidas pelas escolas resultou em reconhecimento por parte da comunidade”, destaca o sargento Nilton Lima, da Defesa Civil Regional. “Um das escolas promoveu o recolhimento de lixo de uma rua na cidade de Lages e a ação foi aplaudida pelos moradores.”


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS