sexta, 19 de abril de 2024
05/07/2012 | 17:23

Termina nesta sexta-feira a Campanha de Vacinação Nacional contra a Poliomielite

 

A campanha de vacinação contra a poliomielite, iniciada no estado, em 11 de junho, termina nesta sexta-feira, 06, de julho. A Gerência Regional de Saúde de Itajaí já pode comemorar, pois segundo os dados do Sistema Data SUS, a Regional de Itajaí, superou mais uma vez a meta de cobertura.  Os dados mostram que um dia antes do encerramento da campanha, a Regional possui 101% de cobertura, ou seja, todos os municípios conseguiram ultrapassar a meta de 95%, de crianças vacinadas.

Saldo positivo também, para o Estado de Santa Catarina que até hoje avaliou a cobertura de vacinação em 98%. De acordo com a Enfermeira e Coordenadora Regional de Campanhas de Vacinação, Sra. Salete Galvan, temos que comemorar, pois a cada ano aumenta o número de crianças vacinadas. “Merecem parabéns os pais, que compareceram com seus filhos nos postos de vacinação, e os profissionais que trabalharam incessantemente para o sucesso desta campanha” enfatiza a Coordenadora.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa causada pela pólio vírus, e atinge principalmente crianças entre zero e 05 anos. A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, pelo contato direto com as fezes e por secreções expelidas pela boca. A vacina induz à boa imunidade intestinal e humoral. Confere proteção contra os três sorotipos da pólio vírus I, II e III, e sua eficácia é em torno de 90% a 95% com a administração de uma dose.

E para estes mês estão previstas mais duas Campanhas Regionais de Vacinação. Segundo a Coordenadora Sra. Salete Galvan serão divulgados os cronogramas com os municípios e datas, nesta sexta-feira, 06 de julho. A gerência de Saúde abrange o atendimento em nove municípios da regional e agrega 74 Unidades de Saúde.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS