sábado, 20 de abril de 2024
Geral
29/06/2012 | 17:31

Previsão de tempo bom gera expectativa para a 8ª Festa do Peixe

 

Sol com algumas nuvens. Esta é a previsão do tempo no litoral norte catarinense para amanhã, sábado (30), de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram). Com isso, é grande a expectativa da comissão organizadora da 8ª edição da Festa do Peixe de Itajaí em relação ao público que deve prestigiar o evento, marcado para a área que abrigou a Vila da Regata Volta ao Mundo, ao lado do Centreventos Itajaí, a partir das 10 horas. A festividade é o ponto alto da 4ª Semana do Pescador de Itajaí, que vem sendo celebrada desde o último domingo (24).

De acordo com a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, que coordena toda a programação da Semana do Pescador, os pratos serão servidos das 11 às 15 horas em um total de 38 barracas, coordenadas por entidades públicas e particulares. Segundo a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, a estimativa é de que cerca de 12 a 15 toneladas de tainha sejam distribuídas na 8ª Festa do Peixe para um público de aproximadamente 20 mil pessoas.

Além da tainha servida de variadas formas, atrações como exposição do artesanato local, um festival de lanchas e shows nacionais embalarão a festa. O músico Tadj Mahhal fará a abertura, seguido do cantor Grego Constantino; do sertanejo universitário Rodriguinho e do DJ China, que fecha o evento em clima de alto astral. E quem também confirmou presença pelo segundo ano consecutivo em Itajaí é o renomado locutor de rodeios Gigante do Brasil, que vai animar ainda mais a programação artística da Festa do Peixe.

 

A Festa

 

Durante a Festa do Peixe, se consome tainha de diversas formas: frita, assada, grelhada, espalmada ou recheada e ainda com direito a acompanhamentos como caldeirada de frutos do mar, pirão ou arroz. Ao todo, 38 barracas, comandadas por secretarias e autarquias municipais e por entidades da sociedade civil organizada, servem gratuitamente a iguaria para o público que prestigia a promoção, prevista para ocorrer entre 10 e 16 horas, na área situada ao lado do Centreventos Itajaí, onde funcionou a Vila da Regata Volta ao Mundo.

A Festa do Peixe foi criada para ser um congraçamento entre o setor pesqueiro e a comunidade do município, que tem a atividade pesqueira como um de seus principais segmentos econômicos e é reconhecido nacionalmente como o maior polo pesqueiro do País. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Itajaí por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SEPESCA), Ministério da Pesca e Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI). A festa ainda tem o apoio da Pelicano Adventure Pesca, Ciano Pescados, GDC Alimentos, Pathros Promoção de Negócios, Trovão Pescados, BM3 Mídia & Comunicação Visual e Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e Neto Pescados.

Para a viabilização da festividade, os armadores de Itajaí filiados ao Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região doam todo o peixe da festa e cada barraca define a forma de preparar o alimento, que são servidos gratuitamente à população. Neste ano, a SEPESCA também conseguiu junto a uma empresa local o gelo para a devida armazenagem dos pescados até o momento do preparo. E o carvão utilizado para a preparação dos peixes igualmente foi cedido pela Polícia Ambiental de SC.

 

Estrutura

 

Todos os cuidados foram tomados pela organização para que o evento seja coroado de êxito. A 8ª Festa do Peixe tem todas as licenças e autorizações necessárias para a sua realização. A Secretaria de Saúde vai estar presente com uma ambulância dotada de um técnico de enfermagem e um motorista socorrista à disposição. O local também vai contar com banheiros químicos masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais, bem como equipes de limpeza e segurança.

Além disso, o evento também terá um espaço para recreação infantil com monitores sob a responsabilidade da Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude (SECAJ). A água e esgoto disponibilizados na área da festa estão sob a responsabilidade da SEMASA e a Coordenadoria de Trânsito (CODETRAN) fará o controle do fluxo de trânsito de veículos e pedestres no entorno do local.

 

Quem vai fazer a festa

 

Veja a seguir as entidades que vão comandar as barracas da 8ª Festa do Peixe de Itajaí:

Prefeitura de Itajaí / SEPESCA (barraca número 01); Open Trade (02); Família Siqueira (03); Mot. Siri do Asfalto (04); CELESC (06); FEAPI (07); FMEL (08); Sindicato dos Metalúrgicos (09); Itajaí Moto Clube (10); Secretaria de Obras (11); Academia Sem Fronteiras (12); Secretaria de Saúde (13); Sindicato dos Arrumadores (14); Centro Tecnológico – CTIMA (15); SINTRACON (17); Associação dos Boxistas do Mercado Público (18); Buffet do João (19); SEDEER (20); SMU / Secretaria da Fazenda (21); Secretaria de Administração (22); Itajaí 4 x 4 (23); Secretaria de Educação (24); Amigos do Orkut (25); Tendas Itajaí (26); Fúria Marcilista (27); Equipe de Pesca Dragões do Mar (28); Associação de Moradores da Murta (29); Inove Mídia (30); Cavaleiros do Litoral (31); Grupo G-7 (32); Amigos da Pesca (33); Oceanografia UNIVALI (34); Liga Desportiva de Itajaí (35); SEMASA (36); Estaleiro Itajaí (37); Secretaria de Turismo (38); Força Sindical (39) e SEG / Associação Náutica (40).

 

Obs.: As áreas correspondentes às barracas número 05 e 16 não serão ocupadas para que funcionem como saída de emergência.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS