sexta, 29 de março de 2024
Cultura
22/06/2012 | 11:18

Museu Etno-arqueológico de Itajaí completa dois anos

 

Há quase dois anos, a Fundação Genésio Miranda Lins (FGML) inaugurava o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. Para lembrar a data de criação da unidade, uma série de manifestações artísticas envolvendo música, arte popular e dança será oferecida gratuitamente à população na próxima segunda-feira (25), a partir das 19h30, no Bairro Itaipava.

Inaugurado no dia 25 de junho de 2010, a unidade foi criada para proteger, pesquisar e comunicar a cultura das populações que povoaram as áreas rurais de Itajaí e região. Para o diretor da unidade, o arqueólogo

Darlan Cordeiro, Itajaí é uma das poucas cidades de Santa Catarina a possuir uma unidade museológica temática. “Poucos município têm o privilégio de ter um museu. São menos de 20% em todo país, quem dirá um museu temático sobre etnografia e arqueologia. Além disso, temos um laboratório de arqueologia equipado como poucos no Brasil, exceto os das universidades que trabalham com a temática”.

Além do Museu, o complexo museológico inclui um laboratório de arqueologia com acervo e equipamentos para estudo, espaços de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial e exposições sobre "Arqueologia Pré-Histórica", "Arqueologia Histórica e História da Estação Ferroviária", "Casa Rural", "Folclore local - Boi de mamão" e "Lavores rurais".

A programação
Para dar início a comemoração aos dois anos de existência do Museu Etno-arqueológico de Itajaí, na segunda-feira (25), às 19h30, se apresenta a Trupe Vocal Entrecanto, que traz um repertório variado, com músicas nacionais e internacionais, dos gêneros pop, rock e MPB. Em seguida entram em cena 30 bailarinos da Cia. de Dança Pélagos com o espetáculo “Viva Elvis”. Com direção de Aline Bolsoni e Mery Rosa, o espetáculo se baseia na vida do cantor e ator norte americano, Elvis Aaron Presley.

Para encerrar a programação se apresentam os Grupos de Boi de Mamão com a brincadeira deste folguedo tão tradicional na região e que faz parte do Programa de Educação Patrimonial da instituição.

Saiba mais sobre os acervos do Museu Etno:
O acervo arqueológico é proveniente de um sítio arqueológico do tipo pré-cerâmico, encontrado em Bombinhas (SC). O sítio foi escavado entre 2003 e 2005 e resultou na coleta de centenas de quilos de material que inclui conchas, ossos de vários animais, artefatos líticos (pedra) e em osso, como machados, pontas de flecha, colares, raspadores, furadores entre outros, além de 72 esqueletos humanos.

O acervo etnográfico é composto de ferramentas, louças, talheres, equipamentos, recipientes e utensílios, móveis, entre outros. A grande maioria foi doada pela comunidade local, outros pertencem ao acervo do Museu Histórico de Itajaí e outros estão sob empréstimo.

O acervo da estação é composto de imagens, objetos pertencentes aos funcionários da estrada de ferro, réplica de um trem Maria Fumaça, restos de construção da estação encontrados durante a escavação arqueológica realizada em 2004. Parte deste acervo também foi dada pela comunidade, outra parte pertence ao Museu Histórico e alguns empréstimos. Todo o acervo folclórico pertence ao Museu Histórico.

Estação Ferroviária
O Museu Etno-arqueológico de Itajaí está instalado na antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, desativa desde 1971. A Estação teve o início de sua construção em 1926, mas só entrou em funcionamento em 18 de dezembro de 1954, ligando o Porto de Itajaí a Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. Durante sua existência, a Estrada de Ferro Santa Catarina prestou grandes serviços às comunidades do Vale do Itajaí.

Desde 1986 o local abriga autarquias públicas, pertencente à Prefeitura Municipal de Itajaí. E desde 2010, o espaço foi completamente restaurado para abrigar as exposições do Museu Etno-arqueológico de Itajaí. Após alguns anos, foram integrados ao Museu, uma ampla praça de recreação e eventos culturais.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS