sexta, 19 de abril de 2024
Geral
13/06/2012 | 16:49

Semasa e Univali lançam atlas Socioambiental

 

Itajaí acaba de entrar para a lista dos poucos municípios brasileiros privilegiados com um Atlas Socioambiental. A publicação, produzida por pesquisadores da Universidade do Vale do Vale do Itajaí (Univali) foi lançada na manhã desta terça-feira (12-06) no Terminal de Cruzeiros Guilherme Asseburg, em Itajaí. O evento integra as comemorações da Semana do Município.

O material foi produzido com recursos do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) e traz informações históricas sobre Itajaí que abordam desde aspectos de arqueologia até dados sobre povoamento, colonização e expansão urbana do município no último século. Além disso, ele apresenta um resgate de informações específicas sobre cada um dos bairros da cidade.

O atlas, com 305 páginas, reúne, ainda, mapas e dados sobre o clima, hipsometria, geologia e geomorfologia, pedologia, hidrogeologia, bacias hidrográficas e sobre o estuário do Rio Itajaí-Açu. Além disso, traços da economia, biodiversidade e cultura do município também estão relacionados na publicação que aponta, ainda, os principais desafios para a municipalidade e indicando um norte para o desenvolvimento da cidade de forma inteligente e sustentável.

O projeto gráfico e a diagramação do Atlas foram feitos pela Editora Ipêamarelo, de Itajaí. O Atlas será distribuído para escolas municipais, estaduais e privadas de ensino fundamental e médio, além de entidades dos segmentos da pesquisa e da história.  


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS