quinta, 28 de março de 2024
Esportes
08/06/2012 | 14:48

Portugal tem duelo decisivo pelo título da Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race entra na reta final a partir deste sábado (9) com a Regata do Porto de Lisboa, que vale pontos decisivos para a classificação geral. O novo líder, o Groupama, quer ampliar a vantagem e seguir para a penúltima perna rumo a Lorient, na França, com folga. Os espanhóis do Telefónica estão três pontos atrás e precisam reverter a má fase, principalmente nas regatas de porto. Com chances, Puma e Camper sonham ainda com o título da temporada, que acaba no mês que vem na Irlanda. A regata do Porto portuguesa será às 8h45 (horário de Brasília) e terá duração de aproximadamente uma hora. A transmissão ao vivo será do canal Bandsports.

O Groupama tirou uma vantagem de mais de 30 pontos nas últimas etapas e agora quer manter a boa fase. O comandante Franck Cammas espera muita pressão, já que os líderes são sempre os adversários a serem batidos. "Será uma regata muito equilibrada e com muita pressão. É um percurso curto e estreito, não deixando margem para erro. Será um desafio de tática, por isso o importante é se concentrar".

Os espanhóis do Telefónica que cometeram erros nas últimas duas regatas de porto estão em alerta, como afirma Iker Martínez. "Esquecemos o que rolou lá atrás. Vida nova. Na vela, é impossível não cometer erros e, especialmente, em uma corrida como esta". O Telefónica soma 180 pontos contra 183 do Groupama.

O Puma, terceiro colocado com 12 pontos a menos que o Groupama, também obteve resultados expressivos na competição. Venceu duas das três últimas pernas da Volvo Ocean Race, inclusive a etapa de Auckland a Itajaí, em abril. "Esperamos continuar com essa boa performance. A receita para o sucesso é manter o foco e repetir o que deu certo até agora. Isso exige trabalho árduo e muito esforço", relata Ken Red, líder do barco norte-americano.

Quem não tem pretensões de título, mas quer seguir surpreendendo é o Abu Dhabi. Especialistas em regatas de porto com duas vitórias, os árabes estão empolgados pela conquista da última perna de Miami a Lisboa. "Espero que os líderes se preocupem com a classificação e esqueçam de nós", conta Ian Walker, do Abu Dhabi. Depois da Oeiras In-port Race no sábado, os seis barcos partem no domingo para a França.

Resultado acumulado:
1º - Groupama - 183 pontos
2º - Telefónica - 180 pontos
3º - Puma - 171 pontos
4º - Camper - 162 pontos
5º - Abu Dhabi - 104 pontos
6º - Sanya - 32 pontos
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS