quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/05/2012 | 10:31

“Tudo de cor para você” renova visual do Museu Histórico em Itajaí

O projeto “Tudo de Cor para Itajaí”, após ter renovado algumas paisagens da cidade, chega à rua mais popular e movimentada de Itajaí, a Hercílio Luz, para transformar o Palácio Marcos Konder- um dos patrimônios mais importantes do município, que atualmente abriga o Museu Histórico de Itajaí. O projetoirá transformar o prédio com lavagem e pintura total das alvenarias.

Para celebrar a parceria da Coral, uma das marcas da multinacional holandesa AkzoNobel, por meio da sua maior iniciativa socioambiental com a Fundação Genésio Miranda Lins, gerenciadora do Museu, haverá na próxima quinta-feira (31), às 15 horas, um Abraço Simbólico no prédio, além de várias ações educacionais e artísticas com cerca de 150 crianças da educação infantil.

A ação ainda visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio público. “A participação do alunado nesta ação vem de encontro com a própria missão do Museu, onde educar para o patrimônio é educar para a defesa dos valores de nossa história e memória”, fala Agê Pinheiro Diretor do Museu Histórico de Itajaí.

A previsão é que empresa vencedora da licitação para execução da pintura inicie o processo no início de junho, devendo ser concluído em um mês. Para Antônio Carlos Floriano, Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, esta transformação irá valorizar ainda mais o patrimônio público e o centro da cidade. “O Palácio irá evidenciar ainda mais a sua inserção no cenário urbano, em harmonia com o conjunto arquitetônico composto pela Casa da Cultura Dide Brandão e Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, na região central”.

Benito Berretta, Diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para América Latina, complementa: “É gratificante ver o envolvimento das pessoas em prol da preservação de um patrimônio de tamanha riqueza cultural. A parceria em Itajaí se iniciou com as transformações de alguns imóveis e agora se estende para o Museu. Estamos felizes em poder contribuir mais uma vez”, exalta o executivo.

O Palácio Marcos Konder
Palco de importantes decisões políticas, este prédio foi inaugurado pelo então prefeito Marcos Konder em 1925, para abrigar os Três Poderes na recente instalação da República. Sua arquitetura, chamada de estilo “eclético”, isto é, mistura de vários elementos ornamentais advindos do estilo alemão europeu do final do século XIX, é representada por três torres (representando os três poderes) e corpo principal, célula administrativa de uma Era.  O Palácio abriga o Museu Histórico de Itajaí desde 1983, se tornando um importante equipamento público de cultura patrimonial, material e imaterial, da cidade e região. Sua localização privilegiada no litoral catarinense e porta do Vale Europeu, conta com um acervo de 12 mil peças.

Sobre o “Tudo de cor para você”
Iniciado em agosto de 2009, o “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel. Mais de 370 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de dois mil imóveis em comunidades de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis e Fortaleza. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 300 profissionais formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

Sobre a Coral
A Coral, reconhecida por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. A expertise em cores da Coral resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter(@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral -  ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore - simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços.

A marca Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e é a única que, além de códigos, traz os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Coral faz parte da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.   


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS