sexta, 19 de abril de 2024
Economia
17/05/2012 | 14:54

Fórum Municipal de Economia Solidária será na próxima semana

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda realiza, na próxima segunda-feira (21) o Fórum Municipal de Economia Solidária. O evento acontece no Auditório da Prefeitura em duas etapas.

A primeira etapa será das 14h às 15h45 quando acontece o I Seminário Regional de Economia Solidária de Itajaí. Será feito um debate abordando os temas: Economia Solidária e Integração dos Programas Nacionais de Políticas Públicas em Economia Solidária. Participam nesta etapa representantes da Secretaria Nacional de Economia Solidária e Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/TEM), Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda farão parte da mesa de debate.

Na segunda parte do fórum, acontece a V Plenária Regional da Economia Solidária. A plenária inicia às 16h e segue até às 19h com o tema Economia Solidaria: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável. Serão convidados ainda os empreendimentos que fazem parte da economia solidária do município e Estado. Toda a população está convidada para participar do evento.

Conheça a Economia Solidária
A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver, reduzindo a exploração, a vantagem e garantindo a preservação do meio ambiente. Ela vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social.

Aplicada em Itajaí em diversos empreendimentos e também no Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (CEPESI), ela serve de modelo para outras cidades e estados brasileiros e também para países do exterior. A economia solidária engloba uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas auto-gestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

A Economia Solidária itajaiense conta com o apoio da Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEDEER) que implantou Diretoria de Apoio ao Pequeno Empreendedor e a Economia Solidária.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS