sexta, 29 de março de 2024
Economia
15/05/2012 | 10:56

SENAI promove workshop de logística em Balneário Camboriú

O SENAI promove, nesta quarta-feira, dia 16, em Balneário Camboriú, o Workshop Internacional de Logística, evento que reunirá especialistas e representantes de empresas para discutir aspectos relacionados à produção, infraestrutura e logística interna das indústrias. As palestras e painéis abordarão sustentabilidade, cadeias produtivas, produção enxuta e plataformas logísticas e envolverão especialistas do Brasil, Alemanha e França. Este será o primeiro de quatro workshops que o Sistema FIESC, por meio do SENAI, realizará este ano, numa contribuição para o debate a respeito da competitividade industrial do Estado.

A série de workshops temáticos se iniciou em 2011, com três edições. Cada evento integra o projeto estruturante de sua área, que resultará na criação de institutos de tecnologia ou de inovação, que o SENAI implantará em Santa Catarina. Além dos workshops, os projetos estruturantes contemplam alianças estratégicas com instituições internacionais de referência, que participam da formulação do projeto dos institutos. No caso da Logística, a parceria ocorre com o Instituto de Fluxo de Materiais da Sociedade Fraunhofer, da cidade alemã de Dortmund, e com o Centro de Pesquisa sobre Transporte e Logística (CRET-LOG), de Aix-en-Provence, da França.

Parte das recomendações dessas duas instituições serão transmitidas nesta semana, quando técnicos delas estarão no Workshop de Logística, promovido pela unidade da instituição em Itajaí, onde será instalado o Instituto de Tecnologia SENAI de Logística. Os especialistas Hannes Winkler e Michael Toth (Fraunhofer) tratarão, respectivamente, de Lean Manufacturing e de sustentabilidade. Já Daniel Boudoin (CRET-LOG) abordará o tema plataformas logísticas e organização do território.

O evento contará também com a análise das cadeias produtivas de Santa Catarina, pela professora Mônica Maria Mendes Luna, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Rafael Eduardo da Cruz, consultor do SENAI em Itajaí, abordará a aplicação das ferramentas de gestão da produção e seu impacto na sustentabilidade.

O evento conta com o apoio da Câmara de Transporte e Logística da FIESC. Outras informações estão no site www.sc.senai.br/maiscompetitividade ou no telefone 0800 48 1212.

Os efeitos dos custos logísticos
Os custos logísticos consomem em média 8% da receita líquida das empresas no Brasil e comprometem quase 12% do Produto Interno Bruto brasileiro - índice que nos EUA fica abaixo de 9%. Os gargalos da competitividade podem estar na macroeconomia nacional, nas dificuldades regionais ou mesmo dentro da própria organização. Segundo o consultor Rafael Eduardo da Cruz, "empresas com desempenho médio gastam 95% do tempo com tarefas que os clientes não pedem, nem pagam". Ele cita como exemplo dessas atividades a movimentação, transporte e ajuste de máquinas. Para Rafael, essa situação decorre de uma cultura de maximização de recursos. "Por exemplo, quando se ajusta uma máquina, já se aproveita e se produz um lote maior. Contabilmente, faz sentido, entretanto a iniciativa traz prejuízos, se analisados os demais custos".

Para Mário Cezar de Aguiar, vice-presidente da FIESC, onde preside a Câmara de Transporte e Logística da FIESC, "da porta para dentro, as indústrias são extremamente competitivas". Contudo, salienta, "dependem da infraestrutura oferecida pelos governos estadual e federal". Mário Cezar de Aguiar observa que os principais gargalos da infraestrutura de transportes de Santa Catarina são a necessidade de ligações ferroviárias do Oeste Catarinenses aos portos do Estado, para o escoamento da produção; do Centro-Oeste brasileiro para o Oeste Catarinense, para o transporte de grãos, e entre os portos catarinenses, de Itapoá a Imbituba, para distribuição das cargas. Além disso, observa, "as BRs 470, 280, 282 precisam urgentemente serem duplicadas, favorecendo os cursos de transporte e logística".


Programação

13 horas - Credenciamento

14 horas - 14h40minmin - Cerimônia de abertura

14h45min - Impacto das mudanças no fluxo físico dos recursos para aumento do reaproveitamento dos recursos utilizados na produção, reduzindo os desperdícios e a geração de rejeitos nos processos produtivos - Dr. Michael Toth - Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics - IML / Alemanha.

15h40minmin - Análise das cadeias produtivas do Estado de Santa Catarina - Dr.ª Mônica Maria Mendes Luna - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

16h30min - Coffee Break

17 horas - Aplicação das ferramentas de gestão da produção e seu impacto na sustentabilidade - Msc. Rafael Eduardo da Cruz - SENAI em Itajaí/Brasil.

17h35min - Plataformas logísticas e organização do território - Dr. Daniel Boudoin - Centre de Recherche sur le Transport et la Logistique (CRET-LOG) da Univesridade de Marseille - França.

18h30min - Lean Manufacturing aplicado a processos logísticos - Dr. Hannes Winkler - Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics IML-Alemanha.

19h25min - Perguntas e Respostas - Q&A

19h50min - Encerramento

20 horas - Coquetel de Encerramento


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS