quinta, 28 de março de 2024
Economia
14/05/2012 | 14:24

SENAI promove workshop de logística em Balneário Camboriú

Temas como as cadeias produtivas de Santa Catarina, impacto das ferramentas de gestão da produção na sustentabilidade, plataformas logísticas e organização do território e Lean Manufacturing aplicado a processos logísticos serão discutidos no Workshop Internacional de Logística, que o SENAI de Santa Catarina realiza dia 16 de maio, em Balneário Camboriú. Este será o primeiro de quatro eventos que o Sistema FIESC promove este ano no estado para discutir questões relacionadas à competitividade industrial catarinense.

O workshop do dia 16 de maio também integra as ações de planejamento do Instituto SENAI de Logística, que será implantado em Itajaí. O evento contará com palestrantes do Brasil, Alemanha e França. O Instituto de Fluxo de Materiais da Sociedade Fraunhofer, da cidade alemã de Dortmund, enviará os especialistas Michael Toth e Hannes Winkler. Eles tratarão, respectivamente, do impacto das mudanças no fluxo físico dos recursos para ampliar o reaproveitamento dos recursos utilizados na produção, reduzindo os desperdícios e a geração de rejeitos nos processos produtivos e de Lean Manufacturing.

O tema plataformas logísticas e organização do território será apresentado por Daniel Boudoin, Centre de Recherche sur le Transport et la Logistique (CRET LOG), da França. Mônica Maria Mendes Luna, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tratará da análise das cadeias produtivas de Santa Catarina, enquanto que Rafael Eduardo da Cruz, do SENAI em Itajaí, abordará a aplicação das ferramentas de gestão da produção e seu impacto na sustentabilidade.

O evento conta com o apoio da Câmara de Transporte e Logística da FIESC. Outras informações estão no site www.sc.senai.br/maiscompetitividade ou no telefone 0800 48 1212.

Programação
13 horas - Credenciamento

14 horas - 14h40minmin - Cerimônia de abertura

14h45min - Impacto das mudanças no fluxo físico dos recursos para aumento do reaproveitamento dos recursos utilizados na produção, reduzindo os desperdícios e a geração de rejeitos nos processos produtivos
Palestrante: Dr. Michael Toth - Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics - IML / Alemanha.

15h40minmin - Análise das cadeias produtivas do Estado de Santa Catarina.
Palestrante: Dr.ª Mônica Maria Mendes Luna - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC / Brasil.

16h30min - Coffee Break

17 horas - Aplicação das ferramentas de gestão da produção e seu impacto na sustentabilidade
Palestrante: Msc. Rafael Eduardo da Cruz - SENAI em Itajaí/Brasil.

17h35min - Plataformas logísticas e organização do território.
Palestrante: Dr. Daniel Boudoin - Centre de Recherche sur le Transport et la Logistique (CRET-LOG) da Univesridade de Marseille - França.

18h30min - Lean Manufacturing aplicado a processos logísticos
Palestrante: Dr. Hannes Winkler - Fraunhofer Institute for Material Flow and Logistics IML-Alemanha.

19h25min - Perguntas e Respostas - Q&A

19h50min - Encerramento

20 horas - Coquetel de Encerramento


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS