sábado, 20 de abril de 2024
Geral
10/05/2012 | 16:11

Ao todo, a Editora produziu quase 200.000 impressos entre folders e revistas

Desde que se começou a falar em Volvo Ocean Race, a Editora Bittencourt, através dos seus jornais e revistas, manteve sempre um posicionamento de otimismo em relação ao evento e de crença nas autoridades constituídas, da capacidade do nossa comunidade de enfrentar e vencer desafios. Afinal, Itajaí já deu provas disso em diversas outras situações, algumas ruins, como foram as enchentes que assolaram o município várias vezes.

Por isso, faço questão de relatar os trabalhos realizados pela Editora, na confecção de várias revistas e folders, que ajudaram na divulgação do evento, como as matérias publicadas no Jornal dos Bairros, que incentivavam a todos a acreditar que nós teríamos – como tivemos – a capacidade de realizar uma das melhores paradas que a Volvo Ocean Race já teve no mundo inteiro.

O primeiro trabalho feito foi o livrinho preto A Regata em Itajaí, num total de 30 mil exemplares, patrocinados por empresas e entidades empresariais de Itajaí. Esse trabalho foi o único a ser distribuído antes de o evento começar, o que mostra sua importância, porque até então ninguém havia feito nada que informasse à comunidade o que era a regata, como seria feita, a estrutura que seria montada em Itajaí e o que o município tinha a oferecer aos visitantes. Inclusive, porque ninguém acreditava na realização do evento, foi um dos trabalhos em que mais tivemos dificuldades de encontrar patrocínio para viabilizá-lo. Mas com persistência conseguimos produzi-lo em três etapas de 10 mil exemplares. O p rimeiro, inclusive, foi intercalado na Revista Veja que circula em Itajaí e Balneário Camboriú, num total de 5.000 exemplares e na Revista do Itamirim, num total de 3.000 exemplares.


O segundo trabalho realizado foi o folder A Regata em Itajaí, num total de 60 mil exemplares, que foi distribuído nas escolas públicas e particulares de Itajaí e região. O folder tinha o objetivo de mostrar às crianças a importância do evento na questão da sustentabilidade e do esporte. Com esse material distribuído antes do início do evento, as professoras tiveram condições de realizar trabalhos e informar com mais precisão os objetivos e as razões da realização da Regata no município.

O terceiro trabalho realizado foi a Cartilha Infantil Volvo Ocean Race em Itajaí, num total de 20.000 exemplares, todos distribuídos durante a realização do evento às crianças que foram visitar a Vila da Regata. A Cartilha foi feita tendo como personagem principal o Albatroz chamado Wisdon, o mascote escolhido pela Volvo Ocean Race para conscientizar à população sobre a poluição dos oceanos no mundo inteiro. O mascote, que faz parte de uma espécie ameaçada de extinção, mostrou, em cada página da Cartilha, com uma linguagem lúdica e acessível, como era a corrida entre os barcos e explicava tudo sobre os veleiros, mostrando as equipes e seus componentes, um mapa por onde a corrida passaria, as atrações da Vila da Regata, história de velejadores, além do importante ato de voltarmos nossa visão ao mar, de termos carinho pela natureza e lutarmos contra a poluição.

O quarto trabalho realizado pela Editora Bittencourt foi a Revista Itajaí Stopover – A Regata em Itajaí, com patrocínio de diversas empresas, num total de15.000 exemplares. Essa revista foi distribuída durante a realização do evento no estande da Secretaria de Turismo e Prefeitura de Itajaí, além de outros pontos estratégicos, como os hotéis da região. A Revista tinha o objetivo não apenas de divulgar a regata, mas principalmente mostrar aos turistas o potencial turístico e econômico do município de Itajaí. Por isso, suas matérias foram direcionadas neste sentido, tentando atrair mais investimentos para o município e mostrando as empresas que já estão instaladas e acreditam no seu potencial.


O quinto e último trabalho realizado foi o Mapa da Vila da Regata, num total de 50.000 exemplares, que foi entregue a todos os visitantes que entraram no evento. O Mapa tinha uma foto da Vila da Regata e uma legenda de onde o público poderia encontrar as atrações, facilitando assim o seu deslocamento na Vila.

Além desses trabalhos específicos, patrocinados por empresas particulares, as quais agradecemos a parceria, a Editora Bittencourt, através dos seus jornais e revistas, está desde o ano passado acreditando e mostrando à comunidade a importância e a dimensão do evento que seria realizado no ano passado.

O Jornal dos Bairros, na edição número 578, do dia 11 de novembro, estampava uma capa com o título “Sim, nós também somos capazes!”. Um artigo escrito por mim, Carlos Bittencourt, que viajei para a cidade de Alicante, para assistir a largada da prova, em que dizia que apesar da grandeza do evento, o município era capaz de fazer tão bem ou melhor do que Alicante. Esse artigo provocou polêmicas. Muitos concordaram e outros criticaram, se apegando principalmente na falta de estrutura do município no que diz respeito a hotéis, transporte, etc.

Para calar os críticos de plantão, na edição seguinte, 579, de 18 de novembro, outro artigo dizia que não era a hora de criticar, mas sim de trabalhar unidos para que o evento fosse realizado. O título do artigo: “Não adianta reclamar. É hora de fazer!

E assim o Jornal dos Bairros continuou sua jornada de divulgação do evento e de incentivo à comunidade, para que acreditasse que faríamos o melhor possível. Assim aconteceu em várias edições até antes da realização da regata.

Na edição 599, do dia 20 de abril, novamente publicamos um editorial, no qual afirmávamos que estávamos certos, quando cinco meses antes, dizíamos que a Regata seria um sucesso, com o título “Eu não disse que nós seríamos capazes!”. Não podíamos deixar passar em branco a oportunidade de mostrar à comunidade e às autoridades, que acreditamos desde o início na realização da Regata e o Jornal dos Bairros foi um dos poucos órgãos de comunicação que ficou ao lado da regata e dos organizadores e a Editora Bittencourt foi a única a realizar um trabalho jornalístico através de revistas e folders, que garantiram a divulgação do evento.

Para finalizar, a edição 600 do Jornal dos Bairros, mais uma vez mostra ousadia e sua crença numa Itajaí do futuro, ao afirmar na capa que “Itajaí terá um dos maiores complexos náuticos e turísticos do mundo”. O editorial, feito em cima deste título, diz que com a construção da Marina do Saco da Fazenda, o Centroeventos, a Vila da Regata e o Mercado de Peixe, além do Terminal de Passageiros, o município terá um complexo náutico invejável, um dos maiores do mundo.

Fizemos questão de fazer um relato de todo trabalho realizado pela Editora Bittencourt, para que a comunidade saiba da nossa responsabilidade editorial, que optou, desde quando começamos há mais de 20 anos, em fazer um jornalismo positivo, que mostre ao público o que a cidade e nossa região têm de melhor e o que pode ser melhorado quando pessoas, poder público e entidades empresariais se unem em torno de um propósito.

Foi o que aconteceu com a Regata Volvo Ocean Race. É o que acontecerá com outros eventos e outros projetos que farão de Itajaí uma cidade melhor ainda para se morar e para se investir, com qualidade de vida e uma economia próspera.


Acesse o site: www.bteditora.com.br/volvo


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS