sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/05/2012 | 10:27

Itajaí terá 28 pontos de vacinação no primeiro dia de Campanha contra a Influenza

A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia neste sábado (05), e em Itajaí 28 pontos estarão abertos durante todo o dia. Tendo como slogan: “Proteger é cuidar”, o Ministério da Saúde definiu o dia 5 de maio, sábado, como o Dia de Mobilização Nacional, popularmente conhecido como “Dia D”.

Quem pertence aos grupos prioritários e quer se programar para estar protegido logo no primeiro dia da Campanha, pode se dirigir aos supermercados Koch, Xande, Compre Fort ou Angeloni.

Além destes quatro pontos volantes, 24 Unidades de Saúde estarão abertas: Brilhante, Canhanduba, Caic, Cordeiros, Costa Cavalcante, Crescem, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Praia Brava, Promorar I, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, São João, São Judas, São Vicente, Univali e Votorantin.

Itajaí possui hoje 23.953 pessoas pertencentes aos grupos prioritários para vacinação contra a Influenza. Deste total, 16.290 são idosos com 60 anos e mais de idade, 1.721 são trabalhadores da área da saúde, 3.962 são crianças na faixa etária de seis meses e menores de dois anos e 1.981 são gestantes. A população prisional também pertence, a partir deste ano, aos grupos prioritários.

Para o médico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Carlos Manuel Corrêa, o maior desafio desta 14ª Campanha de Vacinação contra Influenza, é o alcance da meta entre os idosos. “Por medo de alguma reação da vacina, os idosos não procuram as unidades de saúde e deixam de estar protegidos, ficando vulneráveis à doença”, informa.

É por este motivo que, segundo Dr. Corrêa, a Gerência de Imunizações iniciou os contatos com coordenadores de Grupos de Idosos, Asilo Dom Bosco e Igrejas para que motivem a população idosa a procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou os pontos de vacinação no sábado, dia 05.

Após levantamento das metas, a Gerência detectou um aumento de 5% na população idosa. “Este ano teremos que vacinar 16.290 idosos, ou seja, 687 a mais que na Campanha de Vacinação do ano passado”, explica Dr. Correa.

Influenza

As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade acima de 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes destas doenças.

A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é sem dúvida, a vacinação. A campanha anual de vacinação, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. A transmissão ocorre por meio e secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém - contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS