quinta, 18 de abril de 2024
Geral
19/04/2012 | 14:38

CISP discute planejamento regional de segurança pública e mapeamento do consumo de drogas

O Plano de Desenvolvimento Regional de Itajaí foi o tema central da reunião da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP) nesta quarta-feira (18) na Prefeitura de Navegantes.

A representante da SDR Itajai, Elizângela Bosco apresentou ao grupo o documento final no que se refere ao tema segurança pública. “Estamos neste debate desde novembro do ano passado, a proposta do Governo do Estado é reunir dois documentos já existentes e confrontar com a realidade e necessidade de cada região, formatando um novo plano, que será publicado”, fala Elizângela.

Dentre as principais ações para a região, o plano propõe a ampliação do programa PROERD incluindo ações também com o 9º ano das escolas públicas e privadas; a implantação de cursos de formação continuada para detentos em parceria com Universidade Aberta (UAB) e entidades educacionais do Estado;  a construção de um CASEP Regional e de um presídio feminino; e ainda a contratação e valorização dos profissionais e aquisição de equipamentos tecnológicos visando melhorar as condições de trabalho de todas as policias.

Também está prevista, por sugestão da CISP, a criação de um Comitê Temático de Segurança Pública, que tem o objetivo de reunir representantes dos municípios da 17ª Regional, buscando trocar informações e levantar dados estatísticos como instrumento de planejamento. “Precisamos discutir os problemas regionalmente, como já fazemos na CISP, não podemos tratar dos assuntos de cada município isoladamente”, disse Susi Bellini, Presidente da CISP.

O grupo também sugeriu incluir o aumento do efetivo das polícias militar e civil, como também do corpo de bombeiros. “Aqui em Navegantes temos viaturas paradas por falta de efetivo”, disse o Secretário de Segurança Pública da cidade, Joab Bezerra Duarte Filho. “Está se tornando caro para os municípios investir na prevenção, enquanto não há repressão”, complementou o Vereador de Camboriú, José Rodrigues Pereira.

Durante o encontro, o farmacêutico Luciano Batista, mestre em farmacologia e doutorando em psiquiatria e psicologia médica, apresentou aos membros da comissão o projeto da tese de doutorado que está desenvolvendo. A proposta é levantar dados sobre o consumo de álcool, medicamentos e outras drogas entre estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas das cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Ilhota, Penha e Navegantes.

O trabalho tem o objetivo de mapear o uso de álcool, medicamentos e outras substancias, como também o uso múltiplo de drogas. A pesquisa, segundo o doutorando, deve iniciar no segundo semestre deste ano, com estudantes do ensino fundamental e médio (a partir da 5ª serie).

O farmacêutico afirma que a pesquisa é anônima, de preenchimento voluntário e será realizada na sala de aula, em comum acordo com a direção e professor. “Estará em análise a frequencia, a prevalencia do consumo, o comportamento sexual, o relacionamento com os pais, os hábitos alimentares, a prática religiosa, o esporte e trabalho, além de sexo, idade e série escolar”, diz Luciano ao solicitar o apoio da comissão.

“Esta tese vem de encontro à necessidade da CISP e do Consórcio, que é formatar dados concretos para trabalhar projetos e angariar recursos”, disse a Presidente Susi. O questionário deve envolver perguntas obvias e diretas e a amostragem será por município, por bairro e por região. O próximo passo do doutorando é apresentar o projeto aos secretários de educação dos municípios.

Os membros da CISP, que representam o poder legislativo, executivo e entidades ligadas à área de segurança pública de sete cidades, voltam a se reunir no dia 09 de maio, às 9h, na Câmara de Vereadores de Penha.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS