quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/04/2012 | 16:10

Muito mais do que uma corrida

Por Mário Cesar dos Santos, reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Durante três semanas, Itajaí é a capital náutica do mundo. O evento de alcance internacional insere a cidade numa seleta lista de cidades-sedes da Volvo Ocean Race, a maior regata náutica do mundo. É um momento especialmente importante para Itajaí, que assumiu corajosamente a responsabilidade de abrigar um evento esportivo dessa magnitude, até então realizado pela cidade do Rio de Janeiro.

Um desafio dessa grandeza exigiu a união de forças, a mobilização de diferentes setores nos preparativos para o evento. Logo após as negociações entre Prefeitura e organização da competição, a Univali integrou-se ao esforço de demonstrar a capacidade dos itajaienses na realização do quinto stopover da regata.

Para Itajaí, a Volvo Ocean Race é mais do que uma competição esportiva. É uma janela para o mundo, uma oportunidade de reforçar sua presença global. Aos visitantes e ao universo de milhões de pessoas que acompanham a regata à distância, apresentamos uma cidade de economia efervescente, de traços culturais muito peculiares, dona de uma natureza exuberante e sede da maior universidade não-pública do Estado e oitava melhor do País entre as instituições privadas de ensino superior.

Além disso tudo, Itajaí é polo de uma das regiões mais prósperas do Estado, o Vale do Itajaí, uma região que se consolida no cenário nacional como um dos destinos preferenciais de investimentos. A presença da Univali fortalece essa vocação histórica de Itajaí, que, mesmo sem a densidade populacional de grandes centros urbanos, exibe uma vigorosa capacidade de realização.

O envolvimento da Univali neste evento traduz, uma vez mais, o compromisso da instituição de estar ao lado dos grandes acontecimentos e processos de desenvolvimento da região.  Num dos subeventos da parada em Itajaí, o Ciclo de Palestras Stopover Univali, a universidade amplia a dimensão do evento, ao garantir um espaço de discussão sobre sustentabilidade e desenvolvimento humano, um fórum que prepara a sociedade brasileira para os importantes debates que serão oportunizados pela Conferência Rio +20.

É uma contribuição acadêmica que enriquece o palco do Stopover Itajaí, pois confere ao evento esportivo um caráter educativo e formador de opinião, na medida em que oferece subsídios para uma compreensão das relações de influência do homem sobre o meio ambiente. Desta forma, um evento de interesse global serve também como âncora para a disseminação do debate ambiental, que reivindica a adesão de todas as sociedades e, principalmente, a ação efetiva de todos os governos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS