quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/04/2012 | 14:41

Volvo Ocean Race: Ação de limpeza retira mais de 1,5 tonelada de lixo das praias de Itajaí

A ação, denominada "Keep the Oceans Clean - Mantenha os oceanos limpos" realizada nas praias da Atalaia, Cabeçudas e Brava, em Itajaí, fez muita gente acordar cedo na manhã deste sábado (14). Cerca de 1,5 toneladas de lixo (150 sacos de 200 litros) foi retirada após a ação. Os voluntários se concentraram principalmente na Atalaia, onde o albatroz Wisdom, fez sucesso com a criançada.

Um grupo de mergulhadores da Univali conseguiu recolher uma boa quantidade de resíduos no fundo do mar, no Costão de Cabeçudas, enquanto um grupo de 10 escaladores partiu para a praia da Solidão, ao lado do Canto do Morcego. O Corpo de Bombeiros de Itajaí colaborou fornecendo os barcos que voltaram do costão com uma grande quantidade de lixo.

A ameaça de chuva não foi suficiente para deter o entusiasmo dos voluntários, que, munidos de luvas e sacos de lixo, percorreram as praias da cidade, recolhendo desde latas e plásticos até pontas de cigarro e cacos de vidro. "Parece que São Pedro estava nos observando lá em cima, só esperando o mutirão terminar. No momento em que fechamos o último saco começou a chover na Brava", conta Glenn Suba, coordenador do Plano de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race em Itajaí.

O superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), Paulo César do Santos, presente na base montada próximo ao Encontro dos Amigos, na Praia Brava, avalia como positiva a ação deste sábado. "Percebemos que as pessoas estão realmente engajadas na proteção do meio ambiente, o que é fantástico. A FAMAI pretende dar continuidade a esse projeto de limpeza nas praias, e o objetivo principal é conscientizar a população para diminuir cada vez mais a quantidade de resíduos jogados nossas praias e no nosso rio", diz.

Mais de 200 pessoas se mobilizaram nessa batalha. Nestor Alvez Netto, que trabalha na Portonave, foi uma delas. "Faço questão de sempre participar dessas ações. Ajudei na limpeza do rio Itajaí-Açu e hoje estou aqui na Atalaia para fazer a diferença. Acho importante lembrar que todos nós podemos ajudar, começando pela separação do lixo reciclável em casa, e claro, nunca jogando lixo nas praias ou em qualquer lugar que não seja a lixeira", ensina Nestor.

Todo o resíduo coletado foi enviado para o Centro de Reciclagem instalado na Vila da Regata. Após a limpeza do material, o artista plástico João Parrinha, de Portugal, deve começar a construção da Tainha Mutante, obra de arte que será elaborada exclusivamente com o lixo recolhido nas praias.

O projeto "Keep the Oceans Clean - Mantenha os Oceanos Limpos" é uma iniciativa da organização Sketelon Sea, e teve o apoio da Univali. Famai, Porto de Itajaí, Prefeitura de Itajaí, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Comitê do Itajaí - Agência de Água, Semasa, Cooperfoz, Corpo de Bombeiros, Anjos do Mar, Aspi, Schooner, Ecosorb, Gomes da Costa, Sea Shepherd, Surf Rider Foudation Brasil e The Ocean Foundation.

"O Brasil é o país da suntentabilidade e lidera esse processo no mundo. Mas há muita coisa a se fazer. Espero que as outras cidades copiem o exemplo de Itajaí e limpe a sujeira das ruas e recicle", pede o escultor João Parrinha.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS