quinta, 28 de março de 2024
Geral
12/04/2012 | 15:36

Ação no Centro de Itajaí alerta sobre cuidados com a saúde vocal

Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. O curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em apoio ao movimento da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, desenvolverá na próxima semana, ações educativas para promoção da saúde da voz ,em escolas da região e no Centro de Itajaí.

Na segunda-feira, dia 16, profissionais e acadêmicos farão uma ação na Rua Hercílio Luz, no Centro de Itajaí, ao lado do banco Bradesco, das 9h às 16h30, para realização de exames vocais gratuitos e orientações quanto aos cuidados com a voz. Durante a semana, os fonoaudiólogos da Univali também farão oficinas em escolas de Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.

“Estima-se que de 5% a 8% da população tenha alguma dificuldade vocal que possa atrapalhar a comunicação, como voz rouca, esforço ou cansaço ao falar. A ocorrência desses problemas aumentam em profissionais da voz, como professores, atores, cantores e operadores de telemarketing”, explica Juliana Câmara Bastos, professora do curso de Fonoaudiologia e mestre em Distúrbios da Comunicação.

A especialista reforça ainda, que as alterações de voz, como a rouquidão, por exemplo, pode ser um sintoma indicativo de doenças sérias, como o câncer de laringe.

Está é a 13ª vez que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia faz o alerta pelo Dia Mundial da Voz com atividades em todo o Brasil. A campanha deste ano, com o título “Seja amigo da sua voz”, tem como embaixadores da causa os cantores da dupla sertaneja Victor e Leo, que enfatizam a importância da voz no campo profissional.

Serviço
O quê: Dia Mundial da Voz - Ação educativa e atendimento gratuito no Centro de Itajaí
Onde: Rua Hercílio Luz, Centro de Itajaí – ao lado do Bradesco
Quando: Segunda-feira, dia 16 de abril, das 9h às 16h30


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS