quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/03/2012 | 12:45

Diagnóstico da situação da saúde em Santa Catarina será apresentado em coletiva na Alesc

O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Alesc, apresentará para a imprensa um diagnóstico da situação da saúde em Santa Catarina. O relatório aponta os principais problemas levantados em 21 Audiências Públicas realizadas pela Comissão de Saúde em várias regiões do Estado. A Coletiva será nesta terça-feira (20), às 15 horas, na Sala de Imprensa da Alesc.

O Raio X elaborado pela Comissão de Saúde identificou a falta de recursos para custeio do hospitais como o principal gargalo da saúde no Estado. “O Governo do Estado precisa definir uma política de custeio dos hospitais a partir de critérios como número de leitos, percentual de atendimento pelo SUS e outros fatores para que se possa chegar a um aporte de recursos aos hospitais para que estes possam se manter. Hoje em muitas cidades catarinenses o município está retirando recursos da atenção básica para custear hospitais”, argumentou Morastoni.

Outros pontos críticos citados nas Audiências foram: necessidade de descentralizar os serviços em pediatria, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, ortopedia; ampliar a cooperação técnica entre o estado e os municípios em relação à Estratégia de Saúde da Família; criação de leitos para o tratamento de dependentes químicos; interiorização de profissionais, principalmente médicos; falta de especialistas por todo o estado; falta de atendimento para a população jovem; problemas de saúde relacionados com agrotóxicos, que afetam tanto os produtores rurais como os consumidores dos alimentos, principalmente na região oeste.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS