quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/03/2012 | 15:15

Projeto Toninhas desenvolve estudo inédito com golfinhos catarinenses

O Projeto Toninhas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental (PPA), está desenvolvendo junto ao pesquisador Tadamichi Morisaka, do Wildlife Research Center, da Universidade de Kyoto, do Japão, um estudo inédito para caracterizar os sons produzidos pelas toninhas, que contribuirá na análise dos efeitos da poluição sonora subaquática sobre a espécie. O trabalho está sendo feito em parceira com a Universidade da região de Joinville (Univille) na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul (SC).

A Baía abriga uma população residente de toninhas, única espécie de golfinho ameaçada de extinção no Brasil. O estudo também trará subsídios para compreender a evolução dos mecanismos de produção de som pelos golfinhos, segundo a bióloga Marta Cremer, coordenadora geral do projeto.

“Todos os golfinhos produzem sons, incluindo sons de alta freqüência, conhecidos como ultrassom, que são muito importantes para a comunicação dos animais, reconhecimento do habitat e captura de presas. Contudo, no caso da toninha, muito pouco se sabe”, afirma a bióloga. “O estudo da bioacústica das toninhas é uma das pesquisas desenvolvidas pela equipe do Projeto, que pretende analisar a estrutura física e a energia dos sons produzidos”, destaca a pesquisadora.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS