quinta, 28 de março de 2024
Geral
Foto: Divulgação/Volvo Ocean Race
12/03/2012 | 10:23

Santa Catarina assume comando do maior evento mundial da vela nesta terça-feira

Considerada a Fórmula 1 da vela, a regata Volvo Ocean Race vai passar a ser responsabilidade de Santa Catarina a partir desta terça-feira (13). O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, e o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, recebem a chave da regata, que representa a troca de comando do evento, na cerimônia “Hand Over” em Auckland, na Nova Zelândia. Os barcos à vela saem do país no dia 18 em direção a Itajaí e chegam ao estado no dia 4 de abril.

A regata permanece em Itajaí até o dia 22 de abril. Os barcos ficam 18 dias no município para reparos – o trecho entre Auckland e Itajaí é o maior percurso de toda a competição – e para a preparação para o próximo trajeto. Nesse período, serão realizados diversos eventos, dentro de uma programação cultural para o município.

O governador Raimundo Colombo destaca o legado que a passagem da Volvo Ocean Race deixará. “Entraremos no ‘mapa mundi’ dos grandes eventos esportivos mundiais. A cidade de Itajaí e Santa Catarina sairão dessa oportunidade aptas a realizar outros eventos da mesma importância, que muitas pessoas viajam mundo afora para apreciar.”

As cidades-sede dessa edição da Volvo Race Ocean, além de Itajaí, são Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Miami (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Lorian (França) e Galway (Irlanda). “Conseguir participar desse grupo seleto vai contribuir muito para o desenvolvimento da cidade”, afirma Bornhausen.

Cidades litorâneas do mundo todo disputam a possibilidade de sediar uma das paradas da Volvo Race. Do dia do início da regata, 5 de novembro de 2011, até a sua etapa final, em Galway, na Irlanda, são oito meses de disputa. A prova é a mais tradicional regata de volta ao mundo em barco à vela.

Infraestrutura como legado
O prefeito Jandir Bellini afirma que Itajaí ganhará uma infraestrutura náutica única. Para a competição, será inaugurado um novo terminal de passageiros para navios de turismo. O município lançará o edital para construção da maior marina do Brasil, ao lado do seu Centro de Eventos, estruturada com equipamentos aptos para receber eventos internacionais.

O município também vai aproveitar a oportunidade para investir na revitalização do seu Centro Histórico, por meio de reformas no Mercado Público, nas vias para pedestre e reformas de construções históricas. “As melhorias vão da nova sinalização turística, em três idiomas, até a reforma e melhoria do sistema viário da cidade. Será realizado o treinamento de centenas de jovens que se transformarão em bilíngues e que irão trabalhar como voluntários no evento”, explica Bornhausen.

Exposição internacional trará oportunidades
Mais de 400 veículos da mídia nacional e internacional ficarão estabelecidos no estado por quase um mês. “O mundo inteiro conhecerá as oportunidades de investimento de Santa Catarina, dando cobertura ao Estado e noticiando nossos potenciais. Inclusive o do Complexo Portuário do Rio Itajaí, que só perde para o de Santos em movimentação de contêineres no Brasil”, relata o secretário. Bellini afirma que Itajaí será outra cidade após a regata. “São 20 dias de muitos eventos nacionais e internacionais, milhares de turistas lotando a rede hoteleira e de serviços no litoral de SC." Mais informações no site do evento http://www.volvooceanraceitajai.com.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS