sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/03/2012 | 14:02

Especialistas de todo o Brasil participam em Florianópolis do 2º Simpósio Nacional sobre a Aids

Estabelecer os níveis de responsabilidade da União, Estados, Municípios e Movimentos Sociais no combate a AIDS, sem desconsiderar o aspecto científico da doença. O 2º Simpósio Nacional sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pretende alcançar o comprometimento das instituições públicas e privadas na busca de soluções inovadoras para as políticas de prevenção, informar sobre as novas terapias disponíveis e estimular a perspectiva inquisitiva dos cientistas.

O evento será realizado nos dias 12 e 13 de março, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do Simpósio: eventoaids.ufsc.br.

Especialistas de todo o Brasil participam do debate
Na primeira mesa (12/03 – 9 horas), coordenada por Selma Elisa Valente Silvestre - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina será abordado o tema “Desafios para o Controle da Epidemia”, pelos Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar de DST/Aids, Chico D’Ângelo, que falará sobre oPapel do Legislativo; Prof. Lúcio José Botelho (UFSC), que tratará do Papel das Universidades; e Helena Pires – Gapa/SC, apresentando o Papel dos Movimentos Sociais.

A mesa que debaterá o “Enfrentamento da Epidemia de AIDS no Brasil (histórico e estado atual)”,
(12/03 – 14 horas) será coordenada pelo Dr. Pedro Chequer– Representante do UNAIDS no Brasil, e terá como debatedores: Dr.Dirceu Greco – Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), falando sobre o papel do Governo Federal;  Dr.Luis Antonio Silva –Diretor de  Vigilância Epidemiológica do Estado (Governo Estadual) e Dra. Rosalie Kupka Knoll - Médica Sanitarista, ex-Diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Itajaí, ex-Secretária de Saúde de Itajaí(Municípios).

Os
Desafios Globais da Prevenção e Tratamentoserão tema da Conferência da Dra. Mariângela Simon – UNAIDS Genebra (12/03 – 20 horas).

O tema “Novas abordagens no campo da Prevenção - Prevenção e Tratamento” (13/03 – 9 horas) será mediado pelo Dr. Ivo Brito– Coordenador da Área de Direitos Humanos, Riscos e Vulnerabilidades do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (SVS/MS). Em pauta a AIDS e local de trabalho e Redes Sociais – Moysés Toniolo - Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – Bahia; As perspectivas da prevenção no Brasil e UNGASS Fernando Seffner – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação – Departamento de Ensino e Currículo; A contribuição da pesquisa e da inovação tecnológica no enfrentamento da epidemia do HIV/AIDS Amilcar Tanuri – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A mesa que encerra o evento discutirá “Acesso a Cuidados, Qualidade de Vida e Direitos Humanos” (13/03 – 14 horas) e será coordenada por Eduardo Luiz Barbosa – Diretor Adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (SVS/MS). Em debate As perspectivas do Acesso e Cuidado na Atenção Integral - Cáritas Relva Basso – Médica Sanitarista do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo; Acesso, Cuidado e Qualidade de Vida na Perspectiva dos UsuáriosDra. Cristina Pimenta - Consultora da SVS - Associação Brasileira Interdisciplinar em Aids – ABIA; Acesso, Cuidado e Direitos Humanos – Perceval Nunes de Carvalho Filho – Sociedade Terra Viva/RN; Agenda Integrada de Politicas Sociais e Direitos Humanos Gustavo Bernardes – Coordenador Geral de Promoção de Direitos LGBT - Secretaria Especial de Direitos Humanos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS