sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/02/2012 | 14:55

Líder Telefónica troca o mastro e testa vantagem em regata chinesa da Volvo Ocean Race

O líder da Volvo Ocean Race terá um desafio extra neste fim de semana. Com um problema de última hora, o Telefónica vai disputar a Regata do Porto de Sanya, na China, neste sábado (18), testando o novo mastro, após troca na quinta-feira (16). É a oportunidade que os demais cinco times estavam esperando para tentar tirar a diferença na classificação geral: o barco espanhol tem vantagem de 15 pontos para o segundo colocado, o Camper, e a prova de sábado vale seis pontos para o vencedor.

A mudança de última hora, segundo o comandante Íker Martinez, é para dar mais segurança ao Volvo Open 70. "Nós descobrimos um pequeno problema na embarcação que nos incomodou. Por isso, decidimos trocar a mastreação para a próxima perna. Tínhamos um mastro reserva na China e colocamos para funcionar", explica o comandante do Telefónica.

O primeiro teste do novo mastro será nesta sexta-feira (17), na Regata Pro-Am, que não vale pontos para a classificação da Volvo Ocean Race. Os espanhóis perderam apenas um dia de velejada na Baia de Sanya com a mudança. "Outros barcos passaram pelo mesmo problema e perderam pontos preciosos", lembra Íker Martinez, que conta com o apoio dos brasileiros Horácio Carabelli (diretor técnico) e Joca Signorini (chefe de turno).

A preocupação do líder do Telefónica tem fundamento, já que os espanhóis são o quarto time a trocar de mastro nesta edição da regata de volta ao mundo. O primeiro foi o Abu Dhabi, na saída de Alicante (Espanha) para a Cidade do Cabo (África do Sul). O Sanya também abortou pelo mesmo problema. O terceiro da lista é o Puma, que rivalizava com o Telefónica na perna inicial.

Os times estão quase prontos para a perna de Sanya até Auckland (5.200 milhas náuticas), na Nova Zelândia. Logo de cara, as tripulações devem sofrer com ventos de nordeste entre 35 e 40 nós, considerados muito fortes, além das ondas.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS