sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/12/2011 | 15:12

Volvo Ocean Race: Se eles podem, nós também podemos!

 

A comitiva de jornalistas itajaienses que participou da viagem à cidade de Alicante, na Espanha, para conhecer a Vila da Regata e presenciar a saída da regada Volvo Ocean Race, no último dia 5 de novembro, surpreendeu-se com a estrutura milionária da competição. As equipes de Abu Dhabi (Emirados Árabes), CAMPER (Nova Zelândia/Espanha), Groupama (França), PUMA (EUA), Sanya (China) e Telefónica (Espanha) investiram, cada uma, R$ 27 milhões para participar da Volvo Ocean Race, para percorrer durante sete meses 39.270 milhas náuticas (72.767 km).

Entretanto, maior do que a surpresa com a estrutura da competição e dos altos custos para sua realização, foi saber do retorno econômico para a cidade de Alicante  desde que a regata começou a ter sua largada naquele município. Em entrevista para os jornalistas, a própria prefeita, Sonia Castedo, afirmou que a repercussão do evento fez o nome de Alicante ser conhecido no mundo inteiro, o que impactou diretamente no retorno turístico, com cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano.

Surpresos com que tinham visto e vivenciado, todos os jornalistas se pergutavam se Itajaí teria condições de num curto espaço de tempo preparar a Vila da Regata – que já está sendo construída – e mais ainda, envolver a comunidade não só de Itajaí, mas de toda a região, para um evento tão gigantesco, tão importante para o futuro turístico e econômico não só do município, mas de toda Santa Catarina.

A resposta que pelo menos veio à minha cabeça foi sim. Sim nós somos capazes!

A tarefa não é fácil, mas o município de Itajaí, por intermédio do prefeito Jandir Bellini, e a Comissão Organizadora, comandada por Amílcar Gazaniga, está no caminho certo.

Todos os passos dados até agora, desde o início do processo, foram meticulosamente pensados. A começar pelo envolvimento da imprensa para escolha da frase que está sendo usada para promover o município para a Regata, bem como a ida dos jornalistas itajaienses à cidade de Alicante para conhecer “in loco” o evento, a assinatura do edital de construção da Marina, a construção da Vila da Regata, o concurso dos projetos para envolver a comunidade no evento, uma assessoria de imprensa forte que está repercutindo a regata no Brasil, a recepção em Alicante de jornalistas do mundo inteiro num jantar, são algumas das iniciativas que até agora deram certo e tiveram grande alcance.

Falta ainda muita coisa a ser feita. Itajaí, como cidade, precisa se estruturar melhor para receber essa competição. Não falamos apenas da construção da Vila da Regata, mas da estrutura viária de todo o município. Placas indicativas, sinalização, transporte público, limpeza, organização, roteiro turístico, são algumas das melhorias que obrigatoriamente temos que fazer.

Além disso, o poder público precisa convencer os empresários a abrirem o comércio em horários especiais, pelo menos na semana principal do evento, os bares e restaurantes a atenderem os turistas e visitantes durante todo o dia. Afinal de contas, se compararmos com o movimento proporcionado pelo evento em Alicante, no mês que acontece a Regata  o município recebe cerca de um milhão de pessoas e apenas na semana principal cerca de 250 mil pessoas.

Imagino o frio na barriga que o prefeito Jandir Bellini deve estar sentindo neste momento. Afinal ele, como nós jornalistas, também se surpreendeu com o gigantismo do evento. Mas ficou muito entusiasmado depois da conversa com a prefeita de Alicante, quando esta disse que todo o trabalho é recompensado pela repercussão que o nome do município tem no mundo inteiro durante o mês do evento. Segundo ela, são mais de 60 milhões de euros em publicidade gerados por matérias em capas de jornais, televisão, internet, revistas, rádios e outros meios de comunicação no mundo inteiro, que jamais o município teria como pagar.

Na realidade cabe a todos nós, jornalistas, comunidade, autoridades, políticos, trabalhar e lutar para o a etapa da Regata Volvo Ocean Race em Itajaí seja um grande sucesso.

A Editora Bittencourt, que possui uma série de jornais e revistas está comprometida em apoiar o evento em todas as suas publicações. Sejam elas mensais ou semanais, todas estarão estampando matérias falando sobre a Regata até o final do evento, no dia 22 de abril de 2012.

A partir das próximas páginas, você vai ver uma série de matérias e  fotos da Regata realizada em Alicante, dos eventos que os jornalistas participaram, das recepções feitas pela Comissão Organizadora aos jornalistas do mundo e também às autoridades de Alicante e dos textos produzidos pela equipe da Assessoria de Imprensa do evento, conhecendo assim um pouco mais da estrutura e organização da Regata Volvo Ocean Race.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS