terça, 16 de abril de 2024
Geral
22/12/2011 | 14:58

2012: O ano que Itajaí pode descobrir sua verdadeira vocação turística

 

Por Carlos Bittencourt

 

O ano de 2012 marca o início de uma grande mudança para o município de Itajaí. Estamos falando das obras turísticas que serão concluídas ou iniciadas e que pela sua importância vão fornecer ao município uma grande estrutura turística e divulgar Itajaí nos quatro cantos do mundo!

A começar pela realização, em abril, da Volvo Ocean Race, a maior regata em extensão do mundo, cruzando quatro oceanos e passando por cinco continentes. Itajaí será a única parada da regata na América Latina.

A Vila da Regata, que está sendo construída ao lado do centreventos, está com as obras em dia e no prazo estipulado ficará pronta para receber a estrutura que a Comissão Organizadora do evento irá montar, como cinema em 3 D, simulador de corrida e os estandes das equipes e patrocinadores.

Itajaí vai ganhar muito em divulgação. A regata é acompanhada em todo o mundo e durante o período que ficar em Itajaí – em torno de 20 dias – o município receberá jornaliastas de vários países, que além de cobrirem a regata, irão divulgar o município. A prefeita de Alicante, de onde sai a regata, disse em uma entrevista aos jornalistas itajaienses que lá estiveram, que o seu município jamais teria condições de pagar pela exposição e o espaço na mídia internacional que acontece durante esse evento.

Destaque-se que Itajaí não está gastando um centavo do dinheiro público para receber o evento. A Vila da Regata, depois de pronta pode ser utilizada para sediar competições em nível nacional e internacional. O restante do gasto para divulgação está sendo bancado por diversas empresas de nossa região, conquistadas pela Comissão Organizadora da Volvo em Itajaí, que viram na regata uma forma de divulgação de seus produtos e serviços.

O município também está construindo o novo Mercado Municipal de Peixe, que terá uma estrutura invejável, aumento no número de boxes, restaurante panorâmico, enfim, uma obra magnífica. Essa obra está sendo edificada ao lado da estrutura da Vila da Regata, e depois de pronta se integrará ao complexo turístico daquele local.

Por fim, o Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, a popular Marina do Saco da Fazenda. Esta será uma das mais importantes obras turísticas do Sul do Brasil, inserindo definitivamente o município na carta náutica de todos os velejadores do mundo.

As obras projetadas para o Complexo Náutico contemplam estacionamentos, heliponto, espaço comercial e de conveniências, piscina, guindastes e equipamentos para carga e descarga, hangar com 117 vagas secas, 689 molhadas, atracadouros, fingers, prédio administrativo e playground.

Acredito que a partir dessas obras, Itajaí tenha encontrado a sua verdadeira vocação turística, tão procurada nas últimas décadas, já que o município sempre ficou à sombra de Balneário Camboriú e outros municípios turísticos da região.

Itajaí poderá, através do mar, atrair milhares de turistas durante todo o ano. Basta que a partir de todas essas obras prontas, os administradores saibam vender o município para grandes eventos que tenham o mar como atrativo principal. Claro, isso não será da noite para o dia, mas se construímos todas essas obras, o mínimo que temos a fazer é trabalhar para que elas não virem um elefante branco.

Com isso conta-se também com a ajuda da iniciativa privada, que precisa investir no município. Precisamos de novos hotéis, comércio mais forte e com horário mais flexível, restaurantes com portas abertas até mais tarde, com cardápio em pelo menos duas línguas.

Isso tudo acontecendo, ninguém segura Itajaí!


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS