sexta, 29 de março de 2024
Geral
16/01/2012 | 08:45

Educação profissional aproxima estudantes do mercado de trabalho

O desafio dado pelo professor Carlos Hopfer Júnior para um grupo de alunos do curso de aprendizagem em Programação de Computadores do SENAI em Balneário Camboriú poderia ter sido apenas mais um trabalho de aula. No entanto, o sistema "Controle de Almoxarifado" construído pelos estudantes Flávio Henrique Bertoldi da Silva, Vinícius Macedo Câmara (ambos com 16 anos) e André Marcos Morais (18 anos), se tornou um grande negócio e chegou a ser apresentado à prefeitura de Navegantes, onde sua aplicação está sendo analisada. O software também está liberado na internet e pode ser usado por qualquer empresa interessada.

"Quando começamos a criar o sistema, esperávamos um bom resultado, mas ele foi muito além e nos abriu muitas portas", explica Flávio Bertoldi, de 16 anos. Para ele, ainda que as negociações com a prefeitura de Navegantes não se concretizem, a experiência e o aprendizado acumulados com todo o processo contribuem decisivamente para o desenvolvimento profissional.

O aprendizado a que o estudante se refere é muito mais que o conhecimento técnico para programação de computadores, previsto na grade curricular do curso. "Além de construir o sistema, os alunos aprenderam como fazer uma pesquisa de mercado, como planejar uma boa apresentação para clientes e toda a parte de organização de empresas", explica o docente Hopfer Júnior. Na avaliação do professor, os estudantes demonstram um amadurecimento profissional e estão sendo observados pelas empresas. "Suas chances de inclusão no mercado de trabalho, que é o objetivo inicial do curso, aumentam bastante", ressalta Hopfer.

O sistema de controle de estoques foi escolhido como o melhor projeto de estudantes do SENAI Casa Aberta das unidades de Itajaí e Balneário Camboriú. Mas antes mesmo do resultado ter sido anunciado, o trabalho chamou a atenção de Sandra Demétrio Santiago, na época secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Navegantes (hoje no comando da área de água e saneamento do município) e que esteve no evento representando o prefeito Roberto Carlos de Souza. Impressionada com o projeto, ela convidou o grupo a apresentar o projeto ao staff da prefeitura. "Me chamou a atenção também a qualidade da apresentação e a segurança dos alunos na demonstração do trabalho". Sandra vislumbra a possibilidade de utilização do sistema no controle de estoques de material de expediente da prefeitura e da merenda escolar das escolas da rede municipal.

Os três estudantes são oriundos de escolas públicas. Flávio (de Camboriú), Vinícius (de Balneário Camboriú) ainda estão no ensino médio, enquanto André (de Balneário Camboriú) já concluiu esta etapa escolar. O modelo de educação por competência, adotado pelo SENAI e que levou ao projeto, potencializa inclusão dos estudantes no mercado de trabalho, um dos objetivos do Sistema FIESC. O sistema está disponível no endereço eletrônico www.controlealmoxarifado.com.br . O uso é gratuito e os códigos fontes também estão disponíveis.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS