sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/01/2012 | 09:30

Ano novo não registra problemas de abastecimento em Itajaí

 

As obras de ampliação do sistema de abastecimento do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) que começaram a operar em dezembro de 2011 garantiram o abastecimento de água em Itajaí e Navegantes neste final de ano. De acordo com o engenheiro e diretor geral do Semasa, Flávio Faria, nem os altos índices de consumo recorrentes nesta época do ano prejudicaram a produção. "Pela primeira vez o Semasa não registrou ocorrências de falta de água em um final de ano. Nem mesmo as regiões de morros, praias ou as chamadas 'pontas de rede', locais distantes dos reservatórios, sofreram problemas de baixa pressão ou de abastecimento", complementa.

A cidade de Navegantes, que também é abastecida pelo Semasa, também recebeu um volume maior de água em comparação com anos anteriores.  E toda essa melhoria no abastecimento só foi possível com o início das operações do novo módulo hidráulico da ETA São Roque, que permitiu que o Semasa pudesse tratar até 1.200 litros de água por segundo (l/s), praticamente o dobro da capacidade do verão passado. Em média, a vazão na ETA São Roque girou entre 850 e 900 l/s durante o feriadão de ano novo. As bombas de alta pressão (booster) instaladas nas regiões de morros, também garantiram maior oferta de água neste início de verão. O morro do Bem-te-vi, no bairro Fazenda, foi uma das regiões contempladas com esses equipamentos.

 

Santa Regina

 

Já no bairro Santa Regina, onde o abastecimento ainda é feito através de poços artesianos, o Semasa instalou uma nova bomba, a qual é auxiliada pelo envio de, no mínimo, quatro caminhões pipas por dia, e que garantem uma maior oferta de água tratada. A nova rede que vai permitir que o bairro ganhe o reforço da água tratada da ETA São Roque já está pronta, aguardando apenas a conclusão da travessia da tubulação pela Rodovia BR 101 na altura do bairro Salseiros. A previsão é que até esta semana a empresa vencedora do processo licitatório já receba a ordem de serviço para o inicio imediato da obra.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS